Futebol Nacional

SELEÇÃO BRASILEIRA

Com dois gols de Diego Souza, Brasil goleia Austrália por 4 a 0 em amistoso

Meia do Sport marcou gol mais rápido da história da seleção: 10 segundos

postado em 13/06/2017 09:05 / atualizado em 13/06/2017 09:56

SAEED KHAN/AFP
Foi a quinta partida de Diego Souza pela seleção brasileira neste ano. Diante da Austrália, em Melbourne, na manhã desta terça-feira, o meia do Sport colocou um pé na Copa do Mundo da Rússia 2018. Com o caráter amistoso da partida, Tite optou por testar novas peças no time. Em relação aos 11 titulares contra a Argentina, somente Thiago Silva, Paulinho e Coutinho permaneceram. Acionando, portanto, oito novas peças. Uma delas, Diego Souza. Titular e melhor em campo, o meia do Sport marcou dois gols pelo Brasil, sendo um deles com somente 10 segundos de jogo, o mais rápido da história da seleção. Com mais um de Thiago Silva e outro de Taison, a amarelinha goleou a Austrália por 4 a 0. O próximo jogo do Brasil será no dia 31 de agosto, contra o Equador, mas dessa vez pelas Eliminatórias, em Porto Alegre.

Logo aos 10 segundos de jogo, após o pontapé inicial da Austrália, Giuliano interceptou um passe no campo de ataque, avançou pelo meio e serviu Diego Souza dentro da área. O camisa 21 chutou cruzado rasteiro e abriu o placar para o Brasil, registrando o gol mais rápido da história da seleção. Por sinal, um jogador do Sport não marcava pela seleção principal há 35 anos. O último havia sido Roberto Coração de Leão, em 23 de setembro de 1981, com um gol no 6x0 sobre a Irlanda.
 
O gol relâmpago do Brasil, no entanto, não representaria de todo como se desenhou o primeiro tempo da partida. Se a expectativa era por uma grande sequência de jogadas ofensivas, o que se viu foi um jogo de muita marcação e poucos espaços. Nesse quesito, o Brasil era quem mais sofria na saída de bola, com a marcação adiantada da Austrália. A opção da amarelinha foi por trabalhar a bola sem investir em jogadas aéreas e acelerando na troca de passes. A estratégia funcionou e foi o Brasil quem apareceu com as jogadas mais perigosas na primeira etapa.
 
Quando ultrapassou a marcação australiana, chegou com perigo no gol. Aos 29 minutos, lançado por David Luiz, que atuou desempenhando a função de volante, participando bastante das jogadas ofensivas, Diego Souza ainda marcaria o segundo gol do Brasil, mas estava em posição de impedimento. Quatro minutos depois, o camisa 21 apareceria novamente, quando recebeu na lateral esquerda, deu passe rápido de calcanhar e Paulinho apareceu para finalizar, mas mandou por cima do gol.

 
A Austrália era superior no quesito da marcação, mas sofria para construir jogadas ofensivas no campo brasileiro. Somente aos 39 minutos conseguiu dar o primeiro chute a gol, com Cahill de fora da área, que mandou rasteiro pela linha de fundo. Lance sem perigo para o goleiro Diego Alves que, não à toa, quando esteve com a bola na primeira etapa, trabalhou em sua maior parte somente com os pés. 

Segundo tempo

A seleção voltou sem alterações para a segunda etapa. A primeira mudança veio acontecer somente aos 14 minutos, quando Douglas Costa, que vinha mancando em campo, deixou o time para a entrada de Taison. O segundo tempo começou de forma semelhante ao primeiro, com os dois times tendo dificuldade na criação de jogadas. Mas não demorou para o Brasil demonstrar superioridade ofensiva em campo, marcando o segundo no jogo. Já aos 16 minutos, Coutinho cobrou escanteio da direita, David Luiz cabeceou no travessão, a defesa não cortou o rebote e Taison tocou para pequena área. No meio da confusão, Thiago Silva sobe e cabeceia para o gol.
 
Aos 25, Willian foi acionado no lugar de Coutinho e não demorou a participar do jogo. Interceptou um passe no campo de ataque, colocou velocidade pela direita e rolou para o meio da área, deixando para Diego Souza, que entrou livre e chutou em cima do goleiro. Aos 27, Fernandinho entrou na vaga de David Luiz. Dois minutos depois, o terceiro gol do Brasil sairia em uma boa chegada pela direita da seleção. Paulinho tabelou com Diego Souza dentro da área, recebeu no fundo e deixou de calcanhar para Taison, que finalizou rasteiro no canto direito do goleiro e amplia.
 
Aos 45 minutos, a chance do Brasil fazer o quarto. O equilibrio que existia no primeiro tempo evidentemente não constava mais. Willian chegou sozinho para finalizar, mas parou na defesa de Langerak que mandou para escanteio. Dois minutos depois, o que já se esperava. Após cobrança, Diego Souza mandou de cabeça para fechar a goleada brasileira por 4 a 0 sobre a Austrália.

Ficha do jogo

Austrália 0

Langerak; Degenek, Sainsbury (Irvine) e Wright (McGowan); Milligan, Luongo (Mooy), Troisi (Rogic) e Kruse; Behich, Leckie (Hrustic) e Cahill (Maclaren).
 
Brasil 4

Diego Alves; Rafinha, Thiago Silva (Jemerson), Rodrigo Caio e Alex Sandro; David Luiz (Fernandinho), Paulinho (Renato Augusto) e Giuliano; Phillipe Coutinho (Willian), Douglas Costa (Taison) e Diego Souza.

 

Local: Melbourne Cricket Groud. Cartões: nenhum. Gols: Diego Souza, dez segundos do 1ºT e 47 minutos do 2ºT, Thiago Silva, 16 minutos do 2ºT, e Taison, aos 29 minutos do 2ºT.