CASO BRUNO

STF decide revogar soltura, e goleiro Bruno terá de voltar para a prisão

Julgamento do mérito do habeas corpus foi julgado na tarde desta terça-feira pela Primeira Turma do STF. Três ministros votaram a favor da revogação

postado em 25/04/2017 15:28 / atualizado em 25/04/2017 17:39

Euler Júnior/EM/D. A Press

Às vésperas do Dia do Goleiro, Bruno Fernandes das Dores de Souza, de 32 anos, não tem nada a comemorar. A Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu revogar a soltura do atleta concedida pelo ministro Marco Aurélio Mello. O julgamento do mérito do habeas corpus foi na tarde desta terça-feira. A Primeira Turma é formada pelos ministros Marco Aurélio, Luiz Fux, Rosa Weber, Luís Roberto Barroso e Alexandre de Moraes.

O advogado Lúcio Adolfo da Silva, que representa o jogador, se manifestou no início do julgamento. Ele falou que a morosidade no processo foi culpa do Ministério Público. Além disso, disse que Bruno está trabalhando para sustentar os três filhos. Também relatou que o que pesa contra o atleta é a repercussão do caso.

Os argumentos não foram suficientes para convencer os ministros. Relator do processo, Alexandre de Moraes foi o primeiro a votar contra o habeas corpus. Em seguida, foi a vez da ministra Rosa Weber, que também votou contra a soltura. O ministro Luiz Fux foi na mesma linha. O ministro Marco Aurélio, que concedeu a liminar ao goleiro, votou contra a revogação da soltura. O ministro Luís Barroso não estava presente, por isso, a votação ficou 3 a 1 a favor da revogação. De acordo com a assessoria de imprensa do STF, com a decisão, a Vara responsável pelo caso será informada sobre a revogação e um mandado de prisão será expedido contra o goleiro Bruno.

O goleiro deixou a cadeia em 24 de fevereiro, depois que o ministro Marco Aurélio deferiu um pedido de soltura feito pela defesa. Pouco depois, assinou contrato com o Boa Esporte, de Varginha, no Sul de Minas, em uma negociação cercada de polêmica, que levou ao afastamento de todos os patrocinadores do clube. Bruno ficou preso por seis anos e sete meses, desde julho de 2010, inicialmente por medida cautelar e depois preventiva, após ser apontado como mandante do sequestro, cárcere privado e morte de Eliza Samudio, em junho daquele ano.

No recurso ao STF, os defensores citaram o excesso de prazo para a apreciação do habeas corpus contra sua prisão preventiva. Ao conceder a soltura, o ministro Marco Aurélio considerou que, ao se negar ao réu o direito de recorrer em liberdade, a condenação foi antecipada, sendo o clamor social “insuficiente a respaldar a preventiva”. A decisão seguiu o pedido do procurador-geral da República, Rodrigo Janot, que encaminhou, na última semana, parecer ao STF pedindo a revogação da decisão que libertou o goleiro Bruno. Entre os argumentos, o procurador destacou que há orientação da Suprema Corte de que não é possível apresentar habeas corpus contra uma decisão tomada por outro ministro de tribunal superior. Isso porque Bruno já teve um habeas corpus negado pelo Superior Tribunal de Justiça (STJ).

O procurador-geral da República também afirmou que, mesmo que Bruno tenha ficado preso por mais de seis anos, “a constrição de liberdade se deu por títulos judiciais diversos”. “Antes, decreto de prisão preventiva. Na situação mais recente, execução provisória da pena, após sentença condenatória”, escreveu. Ainda segundo ele, a execução provisória da pena se deu por iniciativa da própria defesa, no recurso de apelação. “Isso reforça a ausência de prejuízo ao sentenciado, que pode postular os benefícios previstos na Lei de Execução Penal.” Janot alegou ainda que “a defesa contribuiu para o eventual prolongamento do prazo para o julgamento da apelação criminal”.

Bruno no Boa Esporte

Desde que retornou ao futebol, o goleiro Bruno disputou cinco partidas com a camisa do Boa Esporte - todas pelo hexagonal final do Módulo II do Campeonato Mineiro - e sofreu quatro gols. oo goleiro tem duas vitórias, dois empates e uma derrota à frente da meta boveta.

A sua estreia foi no dia 8 de abril, contra o Uberaba, no Melão, em Varginha. O goleiro foi pouco exigido no jogo, mas acabou cometendo um pênalti que ocasionou o gol de empate da equipe do Triângulo Mineiro. A partida terminou em 1 a 1.

Leandro Couri / EM / D.A.Press

Logo em seu segundo jogo defendendo o Boa, Bruno enfrentou uma situação complicada. Ao atuar pela primeira vez fora de Varginha, contra o Patrocinense, em Patrocínio, o goleiro foi hostilizado pela torcida adversária, aos gritos de "Uh, terror, o Bruno é matador". Além disso, o atleta alegou que torcedores arremessaram uma barra de ferro em direção a ele. O fato foi relatado pelo árbitro Emerson de Almeida Ferreira na súmula da partida, mas acabou sendo desmentido pelo próprio goleiro, que alegou ter se enganado com um ferro que faz parte da estrutura do gol.

Em seguida, o Boa Esporte conheceu sua primeira derrota no hexagonal. Jogando em casa, o time de Varginha perdeu para o Betinense e o goleiro Bruno precisou buscar a bola três vezes no fundo gol: 3 a 2.

Somente na quarta rodada do hexagonal, Bruno venceu sua primeira partida pelo Boa. O triunfo foi fora de casa, contra o Tupynambás, por 1 a 0. Neste duelo, diferentemente do que aconteceu em Patrocínio, os torcedores adversários não se manifestaram contra a presença do goleiro em campo.

Um a zero também foi o placar da vitória do Boa no último fim de semana. Pelo segundo jogo consecutivo, Bruno não levou gols. Desta vez, contra o Nacional de Muriaé, em Varginha.

O primeiro turno do hexagonal final do Módulo II do Campeonato Mineiro se encerrou no último fim de semana. O Boa Esporte está na 3ª colocação, com oito pontos em cinco partidas, atrás do líder Patrocinense, com 13 pontos, e do Betinense, com 12. Os dois melhores colocados desta fase se classificam à divisão principal do Estadual. O próximo compromisso da equipe do Sul de Minas é fora de casa, contra o Nacional de Muriaé, às 10h do próximo domingo.
 

Tags: stf goleiro bruno atleticomg boaesporte interiormg flamengorj futnacional