Náutico

ARRANCADA

Só uma arrancada histórica levaria Náutico ou Santa Cruz ao acesso nesta temporada

Para um dos dos subir, seria preciso superar o desempenho do América-RN, em 2006

postado em 15/10/2014 11:41 / atualizado em 15/10/2014 12:01

Pedro Galindo /Especial para o Diario

Ricardo Fernandes/DP/D.A.Press
O América-RN deu, na Série B de 2006, o maior exemplo de que nunca é tarde para brigar pelo acesso. O clube potiguar parecia fadado à chamada “zona da marola”, mas na reta final da competição, protagonizou uma reação que culminou numa conquista da quarta vaga à Série A. Campanha que poderia servir como inspiração e motivação para Náutico e Santa Cruz. Mas é preciso fazer uma ressalva: para conseguir o acesso neste ano, os pernambucanos têm que ir além do América-RN de 2006.

Tomando como referência a 29ª rodada, quantidade de jogos dos dois pernambucanos na atual edição do certame, há algumas diferenças em relação ao Mecão. Em termos de pontuação, o Timbu tem 44 - um a mais do que os potiguares em 2006. O Santa, um a menos. A situação difere, porém, no que se refere à distância para o grupo de acesso: naquele ano, o Paulista de Jundiaí era o 4º lugar com 45 pontos - só dois a mais que o América -, enquanto na atual edição, o Joinville ocupa a quarta posição, com 51 pontos, sete de distância do Náutico e nove do Tricolor.

A reação do América começou só na 22ª rodada. Antes dela, o aproveitamento do time  era de apenas 44%. Nessa altura do certame, o time engatou uma sequência de três vitórias sobre Brasiliense, Portuguesa e Marília. Daí em diante, só sofreu mais quatro derrotas até o fim da competição, para Sport, Remo, Ceará e Santo André. Foram mais sete vitórias e três empates até a última jornada, numa arrancada que se traduz num rendimento de 64%. O clube só entrou no G4 pela primeira vez na 31ª rodada, e não saiu mais até confirmar a volta à elite nacional.

Ricardo Fernandes/DP/D.A Press