Náutico

Pernambucano

Náutico ganha fácil do Petrolina e quebra tabu na estreia do Pernambucano

Timbu não encontrou dificuldades para fazer 3 x 0 na Fera Sertaneja na largada do Estadual

postado em 13/01/2011 23:31 / atualizado em 14/01/2011 01:37

Alexandre Barbosa /Diario de Pernambuco

Ricardo Fernandes/DP/D.A Press

 

A estreia não poderia ser melhor. O Náutico não deu brechas ao frágil Petrolina, ontem, nos Aflitos, na sua primeira partida no Campeonato Pernambucano, impondo um 3 x 0 com espaço para mais. O Timbu não vencia em estreias de estadual desde 2006 e agora começa a competição com o pé direito. Pelo saldo de gols, é o líder do certame juntamente com o Santa Cruz, que derrotou o Vitória pelo mesmo placar. Agora, a equipe alvirrubra parte para uma jornada pelo Sertão. Enfrenta o Araripina, no domingo, e o Salgueiro, na quarta-feira.

Como em toda estreia de campeonato, o Náutico sofreu bastante com o desentrosamento, até mais do que com a condição física. O problema era visto, principalmente, na saída de bola, quando muitas vezes os jogadores ficavam sem saber o que fazer, um nítido sinal de que o período de treinamento até o momento não foi suficiente.

Mesmo assim, a disparidade técnica entre as duas equipes era notável. O domínio do jogo foi totalmente do Náutico desde o primeiro minuto. Até os 30 minutos de partida, o Timbu havia criado três boas chances de abrir o placar, duas delas com o garoto Rogério, principal destaque da equipe no primeiro tempo. Aos 37 o gol alvirrubro veio, com justiça. Em jogada ensaiada pela direita, após falta cobrada curta, Jeff Silva tocou para Flávio, que cruzou na medida para o zagueiro Walter, de 1,90 metro, subir mais alto que todo mundo e cabecear certeiro para o gol.

Na frente do placar, o Náutico iniciou o segundo tempo com mais tranquilidade, porém, sem diminuir o ritmo. Tanto que, logo aos cinco minutos, após pressão na área do Petrolina, a bola bateu na mão do zagueiro. Pênalti, que Geílson bateu e marcou. Jogando fácil, não demorou muito para o placar aumentar: após jogada pela direita, Everton foi à linha de fundo e cruzou para trás. Geílson veio de trás e só precisou tocar para o gol para fazer o seu segundo tento na partida.

Naturalmente, com a vantagem no marcador, o Náutico diminuiu o ritmo do jogo, administrando o resultado. Não deixou, contudo, o Petrolina nem se animar, mantendo o controle da partida sob seu comando. Um ponto positivo foi que o elenco alvirrubro não demonstrou ter sentido cansaço, mesmo no final do jogo. Pelo contrário, com a entrada dos jogadores que vieram do banco, chegou a acelerar nos minutos derradeiros. No final, vitória justa para o Timbu.

Náutico
Douglas; Flávio, Walter, Éverton Luiz e Jeff Silva; Nilson, Éverton, Élton e Tiago Lima (Peter); Geílson (Daniel Caiçara) e Rogério (Emanuel). Técnico: Roberto Fernandes

Petrolina
Romero; Nau, Lau, Demir e Tiaguinho; Juninho, Fábio, Abuda (Alemão) e Robertinho; Nego Pai (Jackson) e Fernando (Rogério). Técnico: Neco

Local: Aflitos. Árbitro: Nielson Nogueira Dias. Assistentes: Ubirajara Ferraz e Alcides Lira. Gols: Walter (aos 37 minutos do 1oT) e Geílson (aos 5 e aos 7 minutos do 2oT). Cartões amarelos: Abuda, Juninho, Demir, Fábio, Robertinho, Rogério (P), Jeff Silva, Élton e Éverton (N). Renda: R$ 102.020. Público: 9.579. Preliminar: Náutico 4 x 1 Petrolina.