Náutico

Caruaru

Pedro Carmona marca três gols e Náutico goleia Porto de virada: 4 a 1

Timbu bate o Gavião, de virada, por 4 a 1, em Caruaru e, para seguir líder, terá que torcer por um tropeço do Leão contra o Central neste domingo

postado em 08/03/2014 17:54 / atualizado em 08/03/2014 18:40

Daniel Leal /Diario de Pernambuco

Ricardo Fernandes/DP/D.A.Press
CARUARU - Bem ou mal, o Náutico está de volta à liderança do Campeonato Pernambucano. Dando seguimento à campanha “montanha-russa” (instável, repleta de altos e baixos), a equipe comandada pelo técnico Lisca desta vez ficou por cima neste sábado. Após derrota em casa para o Salgueiro no meio da semana, recuperou-se com louvor: 4 a 1, de virada, sobre o Porto, no estádio Luiz Lacerda, em Caruaru. A vitória, além de garantir a recuperação da equipe, ainda deu toda a tranquilidade necessária para o Timbu se concentrar em uma nova competição já nesta semana: na quarta feira, o Alvirrubro enfrenta o Sergipe pela primeira fase da Copa do Brasil. A partida será realizada no estádio Presidente Médici, às 20h30.

Assim como há duas rodadas (na vitória sobre o Sport), o destaque alvirrubro na vitória deste sábado voltou a ser o meio-campista Pedro Carmona. Só que dessa vez, ele fez melhor ainda: marcou três gols. Primeiro, Carmona sofreu o pênalti que originou o gol de empate marcado por Elicarlos e, depois, foi o autor dos três gols da virada. O êxito levou o Náutico aos 11 pontos - um a mais do que o Leão. Para se manter na ponta da tabela ao fim desta sexta rodada, o Timbu terá que torcer por um tropeço rubro-negro, que também jogará em Caruaru neste próximo domingo, enfrentando o Central.

O jogo
Em 22 minutos, as redes já haviam sido balançadas por três vezes. Todos os gols com contribuições diretas dos sistemas defensivos de ambas as equipes. Logo no primeiro minuto da partida, Kirus roubou facilmente a bola de William Alves e serviu a Thaciano, que abriu o placar. O gol, porém, não abalou o Timbu. A equipe alvirrubra se manteve até certo ponto bem postada em campo, organizada sobretudo no quesito “contra-ataques”.

E foi justamente em uma saída rápida pela esquerda, que surgiu a jogada que originou o empate timbu, aos 14. Gerley lançou Pedro Carmona, que, dentro da área, foi segurado por Evandro. Penalidade bem marcada pelo árbitro Gilberto Castro Júnior. Elicarlos cobrou com segurança e marcou. Apesar de o Náutico ser levemente superior, o Gavião também seguia assustando. Aos 21, Kirus subiu mais que a defesa e Alessandro fez grande defesa. Na jogada seguinte, o “castigo” para os caruaruenses. Grande jogada de Marcos Vinícius qe deixou Pedro Carmona de frente com o goleiro. Era o gol da virada.

No segundo tempo, o jogo manteve o ritmo acelerado. Em desvantagem, o Porto voltou mais disposto em busca do empate. Assustou com Thaciano, por duas vezes e Cosme. Aos 25, Marcelinho acertou o travessão de Alessandro. O Timbu, predominantemente defensivo, chegou perto de ampliar com o seu Marcelinho, aos 12 minutos. Mais experiente, porém, o Náutico soube fazer o seu jogo. Chamou o Gavião para o ataque e soube dar o contragolpe certo. Aos 28, Paulo Júnior puxou contra-ataque e, novamente Pedro Carmona, bem posicionado na área, só teve o trabalho de empurrar para o gol. Ainda deu tempo para Carmona fazer o terceiro dele e o quarto do Náutico, aos 43, e sacramentar a vitória timbu.

Ficha técnica

Porto 1
Thiago; Fellipe Almeida, Wallace, Geninho e Jackson; Cosme, Renan, Evandro (Jeremias - intervalo), Jefinho e Thaciano (Marcelinho - aos 22’ do 2ºT); Kiros (Matheus - aos 19’ do 2ºT).
Técnico: Lenílson Santos.

Náutico 4
Alessandro; Hélder Maurílio, Luiz Alberto, William Alves e Gerley; Elicarlos, Dê, Yuri Naves, Marcos Vinícius (Hugo - aos 17’ so 2ºT) e Pedro Carmona; Marcelinho (Paulo Júnior - aos 17’ so 2ºT).
Técnico: Lisca.

Local: Estádio Luiz Lacerda, em Caruaru. Árbitro: Gilberto Castro Júnior. Assistentes: Ricardo Chianca e Charles Pires. Gols: Porto - Thaciano (com 1’ do 1ºT); Náutico - Elicarlos (aos 14’ do 1ºT), Pedro Carmona (aos 22’ do 1ºT, aos 28’ e aos 43’ do 2ºT) Cartões amarelos: Porto - Evandro (aos 13’ do 1ºT), Wallace (aos 27’ do 2ºT). Público: 3.912 Renda: R$ 31.500