Náutico

NÁUTICO

Em crise interna, Náutico visita o Atlético-GO mirando vitória para amenizar mau momento

Timbu está com 15 pontos e quer se distanciar da zona de rebaixamento

postado em 26/07/2014 08:10 / atualizado em 25/07/2014 21:31

Celso Ishigami /Diario de Pernambuco

Edvaldo Rodrigues/DP/D.A Press
A necessidade de vencer vai além da importância de evitar uma perigosa aproximação da parte de baixo da tabela da Série B. Para o Náutico, um triunfo sobre o Atlético-GO, na partida que começa às 16h20, no Serra Dourada, representaria um momento de calmaria em meio à crise que inunda de polêmicas os bastidores do clube. Entretanto, diante da restritiva pobreza técnica do elenco que tem em mãos, o técnico Sidney Moraes sinalizou com a manutenção do time que vem sendo criticado pela torcida.

Um olhar incauto na tabela pode não dar a dimensão exata da situação do Náutico. Ainda que o clube se mantenha numa posição relativamente confortável em relação à zona de rebaixamento, o perigo pode estar à espreita em qualquer rodada. Apesar dos quatro pontos de vantagem sobre o Oeste, que abre o Z4, e de ter um jogo a menos, os desempenhos na vitória sobre o Sampaio Corrêa e na derrota para o Boa Esporte minaram a confiança da torcida.

Edvaldo Rodrigues/DP/D.A Press
O cenário justifica a preocupação do técnico Sidney Moraes com o rendimento de sua equipe neste compromisso com o Atlético-GO. Ao longo da semana, o técnico testou alternativas para a estratégia do Timbu. O treinador chegou a armar seu time com três zagueiros, entretanto, no último coletivo antes do jogo, deu a entender que não deve promover mudanças significativas. “Quanto menos mexer, mais equilíbrio daremos ao time. Talvez, uma ou duas alterações pontuais.”

Esta decisão comprova a gravidade da situação alvirrubra. Diante das últimas apresentações, seria natural que o Náutico entrasse em campo com mudanças mais substanciais. Mas, diante da falta de opções, coube ao treinador encontrar soluções para as inúmeras deficiências do time sem mexer nas peças que dispôs em seu tabuleiro. “Procurei encontrar equilíbrio. A gente não tem um jogador, por característica, que cadencie o nosso jogo. Que seja o referencial técnico. A gente tem jogadores de força e velocidade e estamos pecando um pouquinho nesse aspecto. Erramos muito na transição da defesa para o ataque e isso deu espaço aos adversários. Foi um ponto primordial que trabalhamos essa semana.”

Atlético-GO
A parada da Copa do Mundo parece ter feito bem ao Atlético-GO. No retorno, o Dragão emendou vitórias sobre Luverdense e Oeste, galgando algumas posições na tabela. Ultrapassou, inclusive, o Náutico, passando a ocupar a 11ª posição, com 16 pontos. Ainda que o otimismo venha sendo contido pelo técnico Hélio dos Anjos, a equipe goiana já começa a mirar os adversários que brigam pelo G4. Para aproveitar o embalo, o treinador decidiu manter a escalação que vinha utilizando. A única dúvida é a presença do atacante André Luís. O atleta teve uma indisposição estomacal e perdeu alguns treinamentos, mas não deve desfalcar a equipe.

FICHA TÉCNICA

Náutico

Alessandro; Rafael Cruz (Neílson), William Alves, Flávio e Raí; Gilmak, Elicarlos, Paulinho, Leleu e Vinícius; Tadeu. Técnico: Sidney Moraes.

Atlético-GO

Márcio; Jonas, Adriano, Lino e Thiago Feltri; Marcus Winícius, Pedro Bambu, Luciano Sorriso e Jorginho; André Luís (Diogo Campos) e Júnior Viçosa. Técnico: Hélio dos Anjos.

Local: Serra Dourada, em Goiânia-GO.
Hora: 16h20
Árbitro: Wagner do Nascimento Magalhães (Asp Fifa-RJ)
Assistentes: Dilbert Pedrosa moisés (RJ) e Wendel de paiva Gouveia (RJ)