Náutico

NÁUTICO

Sem metas no ano, Náutico vai à Arena das Dunas enfrentar América-RN pensando em 2015

Adversário desta sexta-feira está na luta para fugir do rebaixamento à Série C

postado em 21/11/2014 08:41 / atualizado em 21/11/2014 09:42

Celso Ishigami /Diario de Pernambuco

Ricardo Fernandes/DP/D.A Press
O ano ainda é 2014, mas o pensamento alvirrubro já habita a próxima temporada. Diferentemente do América-RN - adversário desta noite -, que ainda luta contra o rebaixamento, o Timbu entra em campo sem qualquer pretensão na Série B. Na árdua tarefa de encontrar uma motivação convincente para seus comandados, Dado Cavalcanti ressalta a responsabilidade de sua equipe, uma vez que as duas partidas restantes podem ajudar a definir o título e o rebaixamento da competição. Além disso, o técnico mandou um recado bem claro: os desempenhos do grupo no restante da competição serão levados em consideração durante a montagem do novo elenco.

Ainda longe de uma definição sobre seu destino em 2015, Dado não esconde que encontrar uma maneira de manter a competitividade de sua equipe representa um desafio considerável. Entretanto, a incerteza sobre a renovação do técnico tem um traço benéfico, uma vez que ele vem ressaltando a importância desses dois jogos na elaboração do relatório que será apresentado à direção. “Esse restante de competição será de lutas diárias. Mas motivação é algo inerente ao atleta e eu estou de olho em cada oportunidade que está sendo dada”, avisou. “Engana-se o atleta que acaha que não precisa mais mostrar nada a ninguém. O futebol não é assim. A cada partida, o jogador precisa mostrar serviço”, acrescentou.

Além disso, Dado lembra que numa competição como a Série B, todas as partidas são acompanhadas por empresários, olheiros e dirigentes e que uma boa apresentação pode dar uma guinada na carreira de qualquer atleta. “Todo jogo ajuda na valorização ou na desvalorização de algum jogador. Tudo é oportunidade e a gente tenta passar isso para os atletas. O futuro deles depende do que cada um faz no seu dia a dia”, justificou.

E, nesta linha, o treinador lembra que encarar um adversário motivado sem uma postura condizente pode ser desastroso. “Os exemplos estão aí. O Flamengo entrou em campo sem ambições, enfrentou um Atlético-MG que ainda busca seus objetivos e foi atropelado”, pontuou. “Sem falar que temos que ter a consciência de que nosso desempenho pode definir o título e o rebaixamento.”

Adversário
Enquanto o Náutico já não tem mais grandes objetivos na Série B, o América-RN comandado pelo velho conhecido dos pernambucanos Ricardo Fernandes, ainda briga para se livrar do rebaixamento. Os dois alvirrubros se enfrentam hoje, às 19h30, na Arena das Dunas, em Natal. Já que a partida tem ares de decisão, os donos da casa colocaram ingressos promocionais, onde o valor mais baixo chega a R$5,00 - meia entrada, nos setores norte e sul. Estratégia para lotar as arquibancadas e contar com o “empurrãozinho” da torcida para escapar da Série C.

América-RN
Andrey; Walber, Cleber, Edson Rocha e Márcio Passos; Judson, Fabinho, Neto e Arthur Maia; Rodrigo Pimpão e Emerson. Técnico: Roberto Fernandes.

Náutico
Júlio César; Neilson, Luiz Alberto, Renato Chaves e Gaston; João Ananias, Elicarlos e Vinícius; Marinho (Crislan), Bruno Furlan e Sassá. Técnico: Dado Cavalcanti.

Local: Arena das Dunas (Natal). Hora: 18h30 (do Recife). Árbitro: Pathrice Wallace Correa Maia (RJ). Assistentes: Jackson Massarra dos Santos (RJ) e Eduardo de Souza Couto (RJ).