Náutico

NÁUTICO

Série B termina neste sábado para o Náutico, contra a Ponte Preta, mas crise deve seguir

Semana foi movimentada por greve de jogadores por conta de salários atrasados

postado em 29/11/2014 00:10

Celso Ishigami /Diario de Pernambuco

Julio Jacobina/DP/D.A Press
Poderia ser o capítulo derradeiro de uma temporada conturbada. Entretanto, para o Náutico, o encontro com a Ponte Preta, que será disputado a partir das 15h20, na Arena Pernambuco, representará somente o fim dos compromissos do time na Série B. Com o Timbu afundado numa crise crônica, a gestão de Glauber Vasconcelos ainda tem uma série de obrigações antes de dar 2014 por encerrado. E a tendência é de que as mazelas acumuladas ao longo deste primeiro ano de mandato sigam assombrando o MTA pelos próximos meses.

Os desdobramentos que a crise reservou para o Náutico ao longo da última semana da temporada evidenciam que a Ponte Preta é a menor das preocupações dos alvirrubros. Lidando com a insatisfação do elenco em relação ao quadro ininterrupto de atrasos salariais, o técnico Dado Cavalcanti praticamente não conseguiu realizar nenhum treinamento voltado para a partida desta tarde. Entre paralisações e reuniões carregadas de novas promessas, o trabalho com o grupo limitou-se a um treino de bolas paradas e dois rachões.

Sem risco de queda ou chance de acesso, a semana alvirrubra foi marcada por polêmicas em torno da questão salarial. Com o foco do elenco voltado para o problema, o técnico Dado Cavalcanti cogitou a possibilidade de armar um Náutico enxertado por jogadores das divisões de base. “A primeira coisa que fiz foi ligar para Sérgio China (técnico da base). Conversamos rapidamente e o deixei a par do que estava acontecendo. Temi que algo que fosse exposto pelos dirigentes pudesse levar os atletas a se negarem a entrar em campo”, revelou.

Mas, apesar de os atletas terem aceitado entrar em campo mesmo diante do fato de a diretoria não ter cumprido 100% de sua última promessa, o problema dos cartolas está longe do fim. Responsável por evitar o pior na campanha do time na Série B e pilar do planejamento para a próxima temporada, Dado Cavalcanti já dá sinais de que sua paciência está perto do fim. “O que posso dizer é que segunda, minha vida no Náutico estará definida. Até para que eu tenha tempo para resolver meu futuro. No Náutico ou em outro clube”, avisou, em tom de ultimato. “Não quero me acostumar a isso. Sou treinador e quero ser cobrado por este trabalho. Esta função. É isso que espero fazer em 2015.”

Adversário
Com vaga garantida na elite do futebol brasileiro no próximo ano, a Ponte Preta entra em campo com um único objetivo: o título da Série B. A centenária Macaca vai em busca do seu primeiro título relevante e o técnico Guto Ferreira vai com força total para o encontro com o Timbu. A principal novidade é no ataque, com Alexandro ganhando a vaga de Cafu, bastante criticado na derrota por 1 a 0 para o América-MG, na rodada anterior.

Náutico
Júlio César; Neilson, Renato Chaves, Luiz Alberto e Gaston Filgueira; João Ananias, Paulinho e Vinícius; Marinho, Bruno Furlan e Sassá. Técnico: Dado Cavalcanti.

Ponte Preta
Roberto; Rodinei, Gilvan, Tiago Alves e Bryan; Adilson Goiano, Juninho, Roni e Renato Cajá; Alexandro e Rafael Costa. Técnico: Guto Ferreira.

Local: Arena Pernambuco, em São Lourenço da Mata. Hora: 15h20 (do Recife). Árbitro: Felipe Gomes da Silva (Asp Fifa-PR). Assistentes: Alessandro Rocha de Matos (Fifa-BA) e Luiz Carlos Silva Teixeira (BA).