Náutico

CAMPEONATO PERNAMBUCANO

Estratégia da FPF para manter clássicos na Arena pode ser ilegal, segundo especialistas

Advogados com especialização em Direito Desportivo apontam que presidente da FPF não pode aplicar mudanças no regulamento geral com o Estadual em andamento

postado em 28/01/2015 14:37 / atualizado em 28/01/2015 20:32

Pedro Galindo /Especial para o Diario , João de Andrade Neto /Superesportes

Ricardo Fernandes/DP/D.A Press
A polêmica em torno dos pedidos de Sport e Santa Cruz para mandarem seus clássicos contra o Náutico na Arena Pernambuco no Estadual pode estar longe de um ponto final. Isso porque, a estratégia do presidente da Federação Pernambucana de Futebol (FPF), Evandro Carvalho, de utilizar o novo Regulamento Geral das Competições da entidade, a ser publicado nesta quarta-feira, para garantir a realização dos jogos no estádio de São Lourenço da Mata, não poderia ter sido tomada. Pelo menos é o que garantem dois especialistas em Direito desportivo ouvidos pelo Superesportes. De acordo com a nova lei, os mandos de campo do campeonato passarão a ser exclusivos da FPF.

Para Fred Dias, consultor jurídico desportivo, o presidente da FPF, poderá ser questionado caso altere as regras com a competição em curso. “Ele vai terminar podendo ser questionado. Tanto pelos clubes, na Justiça Desportiva, quanto por qualquer torcedor, por causa do Estatuto. Ele está modificando o regulamento com a competição em andamento”, afirmou. “Acredito que esse ano não deveria ser permitido, mas pode ser para o ano que vem”, completou.

Já Fernando Tasso, que também milita na área, Evandro Carvalho está desafiando princípios básicos do Direito. “Pelo Estatuto do Torcedor e por um princípio básico do Direito, a irretroatividade da lei, a FPF não pode alterar o regulamento de uma competição em andamento”, explicou.

Vale lembrar que na segunda-feira, a própria FPF convocou um conselho arbitral extraordinário para analisar o pedido de Sport e Santa de mandarem seus jogos contra o Náutico na Arena Pernambuco. Pelas regras estabelecidas, apenas a unanimidade permitiria a alteração. Onze dos 12 clubes do campeonato votaram aprovando a mudança. Apenas o Náutico, na terça-feira, votou contra. Só depois disso, a FPF se pronunciou e usou o novo Regulamento Geral para manter os clássicos na Arena. 
Edvaldo Rodrigues/DP/D.A Press