Náutico

NÁUTICO

Náutico faz sua parte, vence o Tupi e segue brigando pelo acesso até última rodada

Em Juiz de Fora, Timbu sofreu, mas venceu por 4 a 1 e segue na quinta colocação da Série B; na última rodada, precisa vencer e torcer por tropeços de Vasco ou Bahia

postado em 19/11/2016 17:50 / atualizado em 19/11/2016 19:48

Felipe Couri / tupifc.esp.br
A esperança do Náutico de conquistar acesso à Série A segue pulsando. Neste sábado, o Alvirrubro fez a sua parte. Em um jogo repleto de erros (inclusive de arbitragem) e uma ponta de drama, bateu o Tupi por 4 a 1 em Juiz de Fora. Com o resultado, manteve vivo o sonho de voltar à Primeira Divisão do Campeonato Brasileiro em 2017. Para que isso ocorra, precisará, antes de tudo, fazer a sua parte na última e decisiva rodada: vencer o Oeste na Arena de Pernambuco. Depois disso, o secador precisará estar ligado e funcionando bem. Uma derrota de Bahia ou Vasco aliada ao triunfo é a receita para o acesso alvirrubro.

O início do primeiro tempo teve Náutico e Tupi alternando chegadas sem muito perigo. Ainda que os mandantes tivessem mais posse de bola, faltava aos dois times ser mais incisivo. Quando o Timbu conseguiu trocar passes, chegou com facilidade ao gol. Aos 14 minutos, Rodrigo Souza roubou a bola no meio e tocou para Esquerdinha, que cruzou para Rony, livre abrir o placar em Juiz de Fora. Aos 28, novamente a dupla entre Esquerdinha e Rony funcionou. O atacante tabelou com o meia, entrou na área e bateu cruzado, mas para fora.

O Tupi só ameaçou na reta final do primeiro tempo, aproveitando as brechas na marcação alvirrubra para ocupar o meio-campo. As melhores chances, porém, seguiam sendo do Timbu. Aos 40 minutos, em contra-ataque, Rodrigo Souza lançou Vinícius, que serviu Esquerdinha, que, cara a cara com Rafael Santos, perdeu.

Três minutos depois, Bergson não perdoou: após passe de Esquerdinha, ele dominou e chutou. A bola desviou, matou o arqueiro alvinegro e ampliou a vantagem alvirrubra. No lance, os atletas do Tupi reclamaram de um suposto toque no braço do atacante.

Segundo tempo
Se no primeiro tempo o Tupi não conseguiu traduzir a posse de bola em boas chances, a situação mudou na segunda etapa. Logo aos dois minutos, Luís Paulo obrigou Júlio César a fazer bela defesa em chute de longe. Cinco minutos depois, após cruzamento, Sávio cabeceou com perigo ao gol alvirrubro.

O amplo domínio rendeu ao Tupi o primeiro gol aos 11 minutos, quando Giancarlo recebeu sozinho na área e, de primeira, diminuiu. As únicas chances alvirrubras vinham por meio de contra-ataques. Aos 24 minutos, Renan Oliveira, sozinho, recebeu de Rony e chutou em cima do goleiro.

Logo depois, veio o alívio alvirrubro. Rony recebeu passe de Léo Santos e ficou de frente para o goleiro Rafael Santos, que entrou com os dois pés, por cima. Pênalti e expulsão do arqueiro alvinegro. Rafael Pereira soltou uma bomba, no meio do gol, e deixou o placar novamente folgado. No último lance do jogo, Léo Santos ainda finalizaria a conta em contra-ataque. Um 4 a 1 conquistado a duras penas que confere à última rodada a dramaticidade de decidir o destino do Náutico na Série B.

FICHA DO JOGO
Tupi

Rafael Santos; Douglas (Vinícius Kiss), Gabriel Santos, Bruno Costa e Luiz Paulo; Renan Teixeira, Marcos Serrato, Marcel, Hiroshi e Sávio (Ygor); Giancarlo (Glaysson). Técnico: Júlio Cirico.

Náutico
Júlio César; Joazi, Rafael Pereira, Igor Rabello e Gastón; Rodrigo Souza, João Ananias, Vinícius (Renan Oliveira) e Esquerdinha (Eurico); Rony e Bergson (Léo Santos). Técnico: Givanildo Oliveira.

Data: 19/11/16
Horário: 15h30
Estádio: Municipal de Juiz de Fora
Árbitro: Francisco de Paula dos Santos Silva Neto (RS)
Assistentes: Lúcio Beiersdorf Flor (RS) e Jorge Eduardo Bernardi (RS)
Cartões amarelos: Rodrigo Souza, Vinícius, Bergson (Náutico), Hiroshi (Tupi)
Cartão vermelho: Rafael Santos (Tupi)
Gols: Rony, aos 14’ do 1º T, Bergson, aos 43’ do 1º T e Rafael Pereira, aos 30’ do 2º T (Náutico); Giancarlo, aos 11’ do 2º T (Tupi).