Náutico

NÁUTICO

Com nova realidade financeira, Náutico apostará em maior número de atletas da base para 2017

Ajuste ao orçamento reduzido já teve início na contratação do técnico Dado Cavalcanti, e ainda deve interferir na decisão de contratar um diretor profissional

postado em 07/12/2016 08:50 / atualizado em 07/12/2016 10:03

Ricardo Fernandes/DP
O Náutico vai entrar numa nova realidade financeira em 2017. Em fase de reformulação para a próxima temporada, a diretoria ainda não tem valores definidos para o novo orçamento. Adianta apenas que será preciso se adequar a um novo momento, o que, em outras palavras, significa que haverá redução orçamentária. Já iniciou, inclusive, na escolha do treinador Dado Cavalcanti, mais em conta que o anterior, Givanildo Oliveira.

O elenco também terá que se adequar à nova realidade financeira do clube. Nas conversas que já aconteceram, isso foi repassado pela diretoria. A alternativa para montar o elenco de 2017, de acordo com a direção, será apostar na base. No discurso dos alvirrubros, ficou claro que os jogadores revelados pelo time terão um espaço maior. Uma filosofia que foi compartilhada com Dado Cavalcanti. "Mostramos a ele toda a realidade do clube. Adotamos uma filosofia de trabalhar com a base e vários jogadores que querem seu lugar ao sol. Vamos montar uma nova equipe, mas dando continuidade ao que vinha sendo feito. De uma forma diferente, mas acreditamos vai dar certo”, afirmou o diretor de futebol Marcílio Sales.

A nova realidade passa, inclusive, pela decisão em não contratar um profissional para gerir o futebol, a exemplo do que aconteceu no planejamento da temporada passada, quando fechou com Alexandre Faria para o cargo - ele acabou deixando o clube ainda no primeiro semestre. "Hoje, o Náutico tem que ser um clube formador e temos o Ítalo (Rodrigues), que nos ajuda muito. Assim será feito aqui. Temos total consciência de que o clube tem que enxugar", afirmou Marcílio Sales.

Nas reuniões já realizadas, o orçamento do ano que vem foi colocado em discussão. A diretoria, porém, acredita que só terá algo certo quando começar a definir quais receitas o clube terá em 2017. "Essa discussão não parou. Toda segunda-feira fazemos uma reunião de fluxo de caixa e estamos montando um planejamento. Hoje precisamos entender como ficará a verba de transmissão, patrocínios e estamos chegando aos números de quanto poderemos gastar com o futebol", explicou Marcílio.