Náutico

CAMPEONATO PERNAMBUCANO

FPF garante árbitro de fora para volta entre Náutico x Sport: "Pode ser até da Conmebol"

Com prerrogativa para definir árbitro, presidente da Federação, Evandro Carvalho, garante árbitro de fora; Náutico diz que não houve acordo

postado em 17/04/2017 11:38 / atualizado em 17/04/2017 13:57

Ricardo Fernandes/DP
O Náutico diz que não, não houve acordo para que os dois jogos da semifinal do Campeonato Pernambucano contra o Sport tivessem arbitragem de fora. A Federação Pernambucana de Futebol, ao lado dos rubro-negros, dizem o contrário: houve, sim, acordo dos representantes do Timbu para que, tanto o jogo da ida, no último domingo, quanto o da volta, no próximo domingo, na Arena de Pernambuco, tivessem árbitro Fifa, alheio ao quadro pernambucano. Em meio à quebra de braço, prevalece o poder de prerrogativa que tem a FPF, que decidiu: na próxima quarta-feira haverá um novo sorteio na sede da FPF apenas com árbitros de fora.

Sorteio que, segundo o presidente da FPF, Evandro Carvalho, pode até englobar árbitros de fora do país, da Conmebol. "A posição da Federação sempre foi contrária a importar árbitro, acho um investimento alto, desnecessário. Mas a partir do momento que os dois clubes vêm à Federação pedir, eu tive que ceder e trazer. Respeitando a decisão tomada na reunião na semana passada, vamos trazer árbitro de fora, que pode inclusive ser da Conmebol", afirmou.

De acordo com o diretor de futebol do Náutico, Eduardo Henriques, não houve tal acordo. Segundo ele, em reunião na sede da FPF, na semana passada, ficou acordado apenas que a primeira partida da semifinal do Estadual, na Ilha do Retiro, por se tratar do mando do Sport, teria o árbitro de fora. No caso, a FPF trouxe Wagner do Nascimento Magalhães (Fifa-RJ). O carioca, na visão dos alvirrubros, prejudicou o Timbu ao invalidar um gol do zagueiro Ewerton Páscoa na derrota do Timbu para o Sport por 3 a 2, na partida de ida.

"Em momento algum foi acordado juiz de fora para os dois jogos. Na reunião na quarta-feira passada, com representante de todos os clubes, ficou acordado que o Náutico não iria se opor ao pedido do Sport, se a arbitragem fosse Fifa, para o jogo de ida. Foi levantado a hipótese para os dois jogos, mas não ficou decidido. Vamos nos reunir novamente para ver isso. Não houve acordo e a partir do que aconteceu com Náutico ontem (domingo), não aceitaremos árbitro de fora", disse Eduardo.

"O Náutico não se sentiu prejudicado hora nenhuma com árbitros locais. Se o Sport tem problema, o problema é dele. O Náutico não tem. A gente sabe da seriedade de Salmo (Valetim, presidente da Ceaf), dos árbitros novos que estão se formando... E nosso campeonato não é carioca para ter árbitro de fora", acrescentou.

Para Evandro Carvalho, não há, porém, mais o que se discutir. "Isso já foi superado, ficou acordado na reunião. E a prerrogativa de escalar o árbitro é da Federação. Eu é que, pelo meu estilo, gosto de ser democrático, sempre coloco isso em discussão. Mas não tem mais volta", pontuou.

Pelo lado do Sport, o representante do clube ba FPF, Gustavo Melo, reiterou que a decisão foi tomada em consenso com o Timbu. "Não tem mais o que discutir. A reunião já foi feita na semana passada, com eu e Gustavo Aguiar como representantes do Sport. Do Náutico, foram quatro representantes: o próprio Eduardo Henriques, com Marcílio Sales, Toninho Monteiro e o presidente deles, Ivan Brondi. E ficou definido, foi resolvido, ponto. Esperamos que se cumpra o acordo", afirmou.

Ceaf

Mais um a ir de encontro à versão do Náutico, o presidente da Comissão Estadual de Arbitragem de Futebol de Pernambuco (Ceaf-PE), Salmo Valentim, afirmou que o sorteio para a arbitragem dos jogos da volta, tanto entre Náutico x Sport, quanto para Salgueiro x Santa Cruz, está marcada para a próxima quarta-feira, na sede da FPF.

"O que ficou acertado na última reunião é que seria de fora nos dois jogos. Isso foi acordo verbalmente, nada escrito, entre Náutico e Sport. O Sport solicitou, o Náutico concordou e ficou acertado, ponto final", disse.

Sobre a arbitragem do carioca Wagner Magalhães, Salmo fez algumas observações. "A arbitragem dele foi excelente. Tanto tecnicamente quanto disciplinarmente atuaou muito bem, se posiciona muito bem... Agora foi infeliz no lance de Páscoa, onde não houve falta no goleiro. O gol foi legal e isso influenciou completamente o resultado da partida, tendo em vista que o Sport ganhou o jogo. Infelizmente aconteceu isso, o que não mancha a arbitragem, mas é um erro que tem um peso", avaliou.