Náutico

CLÁSSICO

Santa sai na frente na disputa do 3º lugar do PE2017: 2 a 1 sobre o Náutico na Arena

Equipe coral tem a vantagem do empate no Arruda, no próximo dia 16, para garantir a vaga no Nordestão e na Copa do Brasil do próximo ano

postado em 06/05/2017 18:10 / atualizado em 06/05/2017 20:32

Ricardo Fernandes
Assim como aconteceu nas semifinais do Nordestão e do próprio Campeonato Pernambucano, o Santa Cruz saiu na frente em mais um mata-mata. Desta vez, na disputa pelo terceiro lugar do Estadual. Na Arena de Pernambuco, a equipe tricolor venceu o Náutico por 2 a 1 e leva para o Arruda a vantagem do empate - partida marcada para o dia 16 de maio, às 20h.

O mata-mata iniciado ontem vale mais do que aparenta - o terceiro colocado se classifica para o Nordestão e a Copa do Brasil. Com as arquibancadas praticamente vazias, Náutico e Santa Cruz disputaram a partida num ritmo mais ameno do que estariam se fosse uma final. Um aspecto positivo, porém, pode ser destacado por conta desse “clima”: foi um confronto sem tantas faltas no início, sem entradas ríspidas de ambas as partes, e que começou já com uma bola na trave, mandada por Maylson.

No geral, o primeiro tempo foi marcado pela alternância de bons momentos das equipes. O Náutico, até por ser o mandante, começou melhor, procurando mais o ataque. Chegou a envolver a defesa tricolor em alguns momentos, como na boa tabela entre Cal Rodrigues e Erick no lado esquerdo do setor ofensivo alvirrubro - o atacante cruzou a bola rasteira na área, mas ninguém apareceu para completar para o gol. O Santa respondeu aos 15 minutos, um bom chute de André Luís, defendido por Tiago Cardoso.

Aos 27, o Náutico chegou com perigo mais uma vez. No caso, a cabeçada de Nirley gerou mais apreensão por conta da leitura errada do goleiro Júlio César, que ameaçou sair para interceptar a bola, desistiu e quase foi encoberto pela bola - conseguiu voltar e defendê-la. A próxima boa investida seria do Santa Cruz, já no fim da etapa. Novamente, um chute de André Luís de fora da área, após boa tabela com Thomás. Rasante e certeiro, no ângulo de Tiago Cardoso: Santa Cruz 1 a 0.

SEGUNDO TEMPO

As equipes voltaram sem mudanças para o segundo tempo. Atrás no placar, o Náutico passou a pressionar mais o Tricolor, que adotou o seu comportamento usual quando está em vantagem: recuou as suas linhas de marcação, passando a ter os 11 jogadores atrás do meio de campo. O Timbu, então, começou a criar seguidas oportunidades de empatar. Anselmo teve a primeira, defendida por Júlio César. Aos 10 minutos, o camisa 1 precisou fazer outra boa intervenção numa finalização de Erick.

Ironicamente, quando os alvirrubros dominavam a partida, o Santa Cruz chegou ao segundo gol. Uma jogada individual de Roberto, aos 15 minutos. O lateral esquerdo partiu em direção à área“costurou” três marcadores (David, Marco Antônio e Thiago Alves) e saiu cara a cara com o Tiago Cardoso. Deslocou o goleiro com um toque sutil e marcou um golaço.

Três minutos depois, o torcedor do Santa Cruz comemorou uma espécie de “terceiro gol”. Com duas defesas espetaculares, Júlio César impediu o Náutico de diminuir o placar. Maylson invadiu a área coral e cruzou rasteiro. Anselmou pegou de primeira e o goleiro coral defendeu no reflexo, com a mão direita. Erick aproveitou o rebote e Júlio César defendeu novamente.

Evitou, não, adiou para os 32 minutos, quando a pressão alvirrubra, enfim, resultou em gol. Em cobrança de falta pela direita, Marco Antônio cruzou na área. Nirley e Anderson Salles disputaram a bola, que subiu. Alison e Maylson - este em posição irregular -, partiram para a bola, que foi para as redes com um toque do primeiro. O gol chegou a ser invalidado pelo assistente Ricardo Chianca, que depois corrigiu e validou o gol. Foi o primeiro gol de Alison, que havia entrado no lugar de Cal Rodrigues, com a camisa timbu.

A partir deste momento, o Náutico passou a sufocar o Santa Cruz, que se limitou a defender para assegurar a vitória por 2 a 1. Objetivo alcançado.

FICHA TÉCNICA

Náutico
Tiago Cardoso; David, Tiago Alves, Nirley e Manoel; Darlan (João Ananias - 23’ do 2ºT), Cal Rodrigues (Alison - 20' do 2ºT), Maylson e Marco Antônio; Erick e Anselmo (Giva - 23’ do 2ºT). Técnico: Milton Cruz.

Santa Cruz
Júlio César; Vitor, Anderson Salles, Bruno Silva e Roberto (Tiago Costa - 23’ do 2ºT); Elicarlos, Gino, Thomás e Léo Costa (Pereira - 22’ do 2ºT); André Luís e Julio Sheik (William Barbio - 28' do 2ºT). Técnico: Vinícius Eutrópio.

Estádio: Arena de Pernambuco. Árbitra: Deborah Cecília (PE). Assistentes: Ricardo Bezerra Chianca (PE) e Francisco Chaves Bezerra Junior (PE). Gols: Alison (32’ do 2ºT) (N); André Luiz (44' do 1ºT) e Roberto (15’ do 2ºT). Cartões amarelos: David, Maylson e Giva (N); Thomás e Tiago Costa (SC). Público: 3.267. Renda: R$ 15.940,00.