Santa Cruz

Decisão

No sufoco, Santa segura 0 a 0 em Coruripe e fica a dois jogos da Série C

Equipe coral atuou como um verdadeiro time de guerreiros, aguentou pressão em um jogo cheio de tensão.

postado em 01/10/2011 22:01 / atualizado em 01/10/2011 22:33

José Gustavo /Diario de Pernambuco

Ricardo Fernandes/DP/DA Press

Coruripe (AL) – Foi tenso, agoniante, nervoso, mas o Santa Cruz conseguiu o seu objetivo. Diferente do que Zé Teodoro falou durante toda a semana, a equipe coral não agrediu o adversário. Os tricolores defenderam e muito bem a pressão do adversário. Seguraram o empate em 0 x 0 e conseguiram a vaga às quartas-de-finais da Série D do Campeonato Brasileiro, nesta noite de sábado, no Estádio Gérson Amaral, em Coruripe-AL.

Agora, o Santa Cruz espera o próximo adversário que sai do confronto entre Santa Cruz-RN x Treze-PB. As duas equipes se enfrentam neste domingo, às 16h, no Rio Grande do Norte. O primeiro jogo das quartas-de-final já está marcado para o domingo (11). O local será sorteado pela Confederação Brasileira de Futebol (CBF).

O jogo – Antes da bola rolar, o técnico Zé Teodoro mandou a campo uma equipe bem diferente do esperado. O Santa teve quatro mudanças em relação ao jogo anterior, domingo passado, no Arruda. Everton Sena e Walter, na zaga, além de Jeovânio na cabeça-de-área e Kiros, para valorizar as bolas aéreas, no ataque. Porém, nos primeiros minutos, poucas vezes a bola foi alçada na área.

A postura tricolor era de defesa. O time estava bem postado em campo e sem dar espaço para o adversário. O Coruripe tocava bola no meio-campo em busca de espaço, mas estava difícil entrar na defesa coral. Isso irritava os jogadores do time alagoano, que se precipitavam nos passes. Aos 16 minutos, apareceu a primeira bobeira na zaga tricolor. Em contra-ataque, a bola foi cruzada da direta e Edson Di apareceu na pequena área, mas errou o chute.

Apesar de jogar com três zagueiros, a defesa coral batia cabeça. Walter, que fez sua estreia, sentia falta de ritmo de jogo. O lado esquerdo de marcação do time tricolor estava péssimo. Dutra parecia nervoso em campo. Aos 29 minutos, em arrancada pela esquerda, Alex chutou cruzado e Paulinho Marília, em posição duvidosa, colocou para dentro. Seria o gol do Coruripe se o lance não tivesse sido anulado pelo árbitro assistente. O adversário foi para cima pressionou bastante e, aos 42 minutos, Paulinho Marilha recebeu na entrada da área e chutou forte para boa defesa de Thiago Cardoso.

Tensão – No retorno para o segundo tempo, o jogo não mudou de característica. O Santa defendia e o Coruripe pressionava. O técnico Freitas Nascimento resolveu mexer na equipe aos 10 minutos. Sacou o lateral Alex e colocou o atacante Ivan. O time passou a atuar com três homens de frente. A pressão foi total e o Santa se defendia.

Se o jogo já estava tenso ficou ainda mais aos 18 minutos. Washington, que já tinha recebido um cartão amarelo por jogada violenta, na hora que ia ser substituído – Chicão já estava na beira do gramado para entrar – simulou uma contusão e foi expulso pelo árbitro. O Santa ficou com um jogador a menos e a situação ainda mais dramática. Chicão acabou entrando na vaga de Thiago Cunha.

Aos 26 minutos, o goleiro Jefferson, do Coruripe foi expulso ao agredir Kiros fora do lance. A pressão do adversário continuou. Zé Teodoro colocou Ludemar. A ideia era dar mais fôlego e segurar a bola no ataque.


Ficha do Jogo

Coruripe-AL
: Santos; Alex (Ivan), Leandro, Mendonça e Paulinho; Jaelson, Anderson, Gueba e Jonathan; Edson Di (Sindoval) e Paulinho Marília (Paulinho Marilia). Técnico: Freitas Nascimento.

Santa Cruz: Tiago Cardoso; André Oliveira, Walter e Everton Sena; Memo, Jeovânio (Bismarck), Weslley, Washington e Dutra; Kiros (Ludemar) e Thiago Cunha (Chicão). Técnico: Zé Teodoro.


Local: Estádio Gérson Amaral (Coruripe-AL).Árbitro: André Luiz de Freitas (GO). Assistentes: João Patrício de Araújo (GO) e Marcio Soares Maciel (GO). Gols: Cartões Amarelos: Paulinho Marilia, Edson Di e Dinda (C). Everton Sena e Washington (SC). Cartão Vermelho: Washington (SC). Público: 3.684 (total). R$ 43.580,00.