Santa Cruz

PE2012

Com dois de Dênis Marques, Santa Cruz vence o Salgueiro por 3 a 1 e está na final

Primeira partida das finais contra o Sport já será no próximo domingo, novamente no Arruda

postado em 30/04/2012 22:30 / atualizado em 01/05/2012 00:17

Daniel Leal /Diario de Pernambuco , Brenno Costa /Diario de Pernambuco

A última vaga à final do Campeonato Pernambucano foi pintada em três cores. Eficiente taticamente e com marcação implacável bem ao estilo do técnico Zé Teodoro, o Santa Cruz fez 3 a 1 sobre o Salgueiro e decidirá o título contra o Sport. Os heróis corais na noite desta segunda-feira, no Arruda, foram Natan e Dênis Marques, que com dois gols marcados é o novo artilheiro do Estadual ao lado de Marcelinho Paraíba. Elvis descontou para o Carcará. O primeiro jogo das finais acontecerá no próximo domingo, novamente no Arruda.

Dessa vez, todavia, a vantagem de dois placares igual será o Leão, que terminou o primeira fase na frente do Santa. Ao fim do jogo, uma confusão foi instalada no gramado. O preparador físico coral Catatau chegou às vias de fato com o goleiro Luciano, mas a polícia logo interviu e os atletas corais fizeram a festa com a torcida.

A confirmação do que todos previam veio desde os primeiros lances de jogo. A semifinal de ontem foi infinitamente melhor que a entre Sport x Náutico. Mesmo truncado com muitas faltas, Santa Cruz e Salgueiro se mostravam com o propósito além da marcação. Partindo para cima com tudo, o Tricolor teve a primeira chance do jogo aos 4 minutos. Renatinho deu belo passe para o Flávio Caça-Rato. Na dividida com o goleiro Luciano, na entrada da área, o atacante chegou antes e foi derrubado. Luciano recebeu o amarelo corretamente. Com a vantagem do empate, o Carcará esperava o adversário para golpear na base do contra-ataque.

Mais tranquilo em campo, o time sertanejo chegou duas vezes ao ataques, aos 11 e aos 13 minutos, com Pio e Clebson. Sem se afobar pela necessidade do gol, o Santa Cruz não se desorganizou em momento algum. Aos 25, Pedra lançou Natan, que enxergou Dênis Marques livre no meio da área. O atacante chutou por cima. Dez minutos depois, o gol. Luciano Henrique enfiou a bola para Natan, que acertou um belo chute cruzado. A felicidade da torcida coral não demorou muito e dois minutos depois, o Carcará empatou. Após cruzamento de Marcos Tamandaré, Ceará desviou e Tiago Cardoso fez grande defesa. No rebote, Elvis empurrou para as redes.

Na volta para o segundo tempo, os times voltaram sem alterações. O jogo também não mudou e já recomeçou a mil. No primeiro minuto, pênalti para o Santa Cruz. Chicão deu belo passe para Flávio Caça-Rato, que acabou derrubado na área por Josa, que recebeu amarelo. Dênis Marques foi para a cobrança e colocou o Tricolor na frente: 2 a 1. No lance seguinte ao gol, Josa fez falta feia em Flávio Caça-Rato e acabou expulso. O turbilhão de nervosismo veio a tona no time sertanejo, que passou a fazer muitas faltas e reclamar bastante. No embalo da torcida, o Tricolor passou a dominar o jogo.

Dênis Marques e Natan perderam uma chance cada de ampliar a vantagem. Recuado e com um a menos, o Carcará ficou acuado, mas não morto. Aos 25, Clebson perdeu chance incrível. De frente com Tiago Cardoso, ele deu um chute para a arquibancada. O jogo ficou morno e o técnico Zé Teodoro encaixou um ferrolho no time. Tirou Caça-Rato e e Pedra para entrada de Léo e André Oliveira. Aos 45, ainda deu tempo para Dênis Marques fazer um golaço e sacramentar o Santa na final.

Ficha do jogo

Santa Cruz 3

Tiago Cardoso, Diogo, Vágner, William e Renatinho; Anderson Pedra (André Oliveira), Chicão (Sandro Manoel), Luciano Henrique e Natan; Flávio Caça-Rato e Dênis Marques.
Técnico: Zé Teodoro.

Salgueiro 1
Luciano, Marcos Tamandaré, Luiz Eduardo, Alemão e Peri; Pio, Josa, Vitor Caicó (Júnior Ferrim) e Clébson; Fabrício Ceará e Elvis (Edmar).
Técnico: Neco.

Local: Arruda. Árbitro: Sebastião Rufino Filho. Assistentes: Clóvis Amaral e Roberto José. Gols: Natan, Dênis Marques (2) (SC); Elvis (S). Cartões amarelos: William, Chicão, Dênis Marques (SC); Luciano, Peri, Josa, Marcos Tamandaré, Pio, Elvis (S). Cartão vermelho: Josa (S). Público: 36.113. Renda: R$646.320,00.