Santa Cruz

Eleições

As 18 irregularidades da lista de conselheiros de Joaquim Bezerra

Entre as falhas, nomes e CPFs incorretos, categorias inelegíveis e até falsificação

postado em 29/11/2012 15:20 / atualizado em 29/11/2012 16:38

Rodolfo Bourbon /Diario de Pernambuco

Rodolfo Bourbon/DP/D.A Press

Às 17h50 da terça-feira, representantes da chapa de Joaquim Bezerra foram ao Arruda para pedir a impugnação da candidatura à reeleição de Antônio Luiz Neto. A alegação era de suposto uso da imagem do Santa Cruz em benefício próprio para a campanha a vereador do Recife. Solicitação prontamente indeferida, por não atingir o prazo máximo de dois dias úteis (expirado 24 horas antes da entrega) e por já ter sido julgada como improcedente pela Justiça. Às 17h05 da quarta-feira, um membro do mesmo grupo opositor compareceu à sede coral. Desta vez, para uma situação completamente inversa. De “acusação”, virou “réu”. A oposição corre um grande risco de ficar fora das eleições corais.

O conselheiro e membro da comissão eleitoral do grupo de oposição, Frederico Magalhães, recebeu um documento onde consta uma série de irregularidades listada pela secretaria do clube sobre o registro dos nomes do corpo do Conselho Deliberativo. Tem até as 17h05 desta quinta-feira para justificar os erros. Caso a defesa não apresente provas suficientes, a chapa “Ética e Profissionalismo”, encabeçada por Joaquim Bezerra, vai se tornar inelegível e abrir caminho para a reeleição de Antônio Luiz Neto. A decisão deve ser tomada até esta sexta-feira.

São 18 irregularidades (ver quadro abaixo), entre  nomes fora do quadro social da instituição, em categorias inelegíveis (prata, por exemplo), com o CPF incorreto e nome errado. Além das 15 referidas situações, há outros três casos delicados, inclusive com denúncia de falsificação de assinatura.

A chapa não pode fazer substituição de nome, haja vista o fim do prazo de inscrição. Cabe a ela apenas justificar as irregularidades. Como o candidato Joaquim Bezerra tem o número mínimo de conselheiros inscritos (cem, sendo 50 efetivos e 50 suplentes), basta uma das situações permanecer com erro para ser confirmada a impugnação. Para complicar ainda mais a situação, o ex-diretor de futebol Albertino dos Anjos, presente na lista de conselheiros da oposição, teria garantido não prestar apoio ao candidato. Joaquim se defende: “Ele (Albertino) assinou a adesão. E até participou da nossa reunião”, garantiu. As polêmicas devem se arrastar até 7 de dezembro, dia das eleições corais. Ou até mesmo depois do pleito.

As 18 irregularidades da lista da oposição


8 nomes fora do quadro de sócios

Ednilson Moreira de Lima
Adron Ferreira do Nascimento
Leonidas Carlos Santos de Albuquerque
Cledson Fernandes de Lima Lopes
Heitor Durval Dantas
Rodrigo Fonseca Andrade
Gleibson Cláudio Diniz
Daniel da Silva Araujo Lima

3 nomes em categorias inelegíveis
José Alberto da Silva
Rivonaldo Matias Sales
Wellington de Melo Lima

3 nomes com CPF incorreto
João Oseias Gonçalves de Melo
Gleibson Cláudio Diniz
Luiz José da Silva

1 nome incorreto
Alexandre Cordeiro Santiago

3 outras situações
Adriano Gomes Muniz Pereira (fez denúncia de falsificação de assinatura em seu nome para um termo de compromisso de apoio)
Paulo Nunes Viana Junior (compareceu à secretaria para comunicar o desinteresse em participar da chapa da oposição)
Leonardo Homero Fink (há dois termos de compromisso em seu nome com duas assinaturas completamente diferentes)