Santa Cruz

Adeus ponta

Santa Cruz perde invencibilidade e liderança com derrota para o Salgueiro

Tricolor voltou a jogar mal e dessa vez não conseguiu se salvar da derrota. Carcará foi melhor taticamente e mereceu a vitória por 1 a 0

postado em 03/03/2013 17:59 / atualizado em 03/03/2013 18:25

Alexandre Barbosa /Diario de Pernambuco

Ricardo Fernandes/DP/D.A Press
Uma hora, a derrota viria. O Santa Cruz não vinha apresentando um futebol convincente. E neste domingo, diante do Salgueiro, não foi diferente. Desta vez, não teve gol salvador ou Dênis Marques decidindo. O Carcará venceu por 1 a 0 com justiça, colocando fim à invencibilidade da equipe coral, que também perde a liderança do Campeonato Pernambucano. Fecha a rodada na quarta posição, com seis pontos.

O Santa Cruz iniciou o jogo com uma postura correta. Sabendo do estilo do Salgueiro, que sempre joga bem fechado, o Tricolor tentou tocar a bola e assim ia chegando o ataque. O problema é que isso mudou passados 15 minutos de partida. A equipe coral passou a errar demais os passes, não conseguindo chegar ao ataque.

A principal dificuldade do Santa Cruz era a transição de bola. Luciano Sorriso, Éverton Heleno e Natan não conseguiam armar as jogadas. Com isso, os atacantes ficavam isolados na frente. Para evitar isso, Dênis Marques e Flávio Caça-Rato passaram a vir até o meio para buscar a bola, fazendo o papel dos meias. Sem a característica de criatividade, porém, não conseguiam levar as jogadas à frente.

O Salgueiro cumpria bem o seu papel de visitante. Jogava bem postado na defesa e ainda aproveitava dos erros do Santa Cruz para roubar a bola e partir no contra-ataque. Da metade para o final do primeiro tempo, o Carcará foi superior ao Tricolor, até criando mais oportunidades de abrir o placar, sempre com o trio Élvis, Clébson e Fabrício Ceará.

O segundo tempo começou com as equipes um pouco mais abertas. O Santa Cruz, porém, com a mesma dificuldade na criação das jogadas. O Salgueiro não sofria com isso. Jogando solto, Élvis levou perigo no primeiro lance da etapa, logo aos 2 minutos. E foi numa jogada com ele que o Carcará abriu o marcador. Aos 9, ele deu um lindo toque de letra para Peri, que entrou livre na área. De frente com Tiago Cardoso, ele tocou de lado para Fabrício Ceará tocar para o gol.

O gol do Salgueiro desencadeou a insatisfação da torcida do Santa Cruz. O técnico Marcelo Martelotte ouviu gritos de “burro” das arquibancadas. Atrás do placar, enfim, o treinador mudou a equipe. Tirou Éverton Heleno, improdutivo, para colocar Jefferson Maranhão. Já estava claro desde o primeiro tempo que o problema do Tricolor estava na criação. A entrada do meia foi para corrigir isso.

A mudança surtiu efeito e o Santa Cruz passou a chegar mais ao ataque. Dênis Marques voltou a se posicionar como deveria, na área, e assim levou perigo ao Salgueiro. Mas desta vez não resolveu. O Carcará se fechou mais ainda e se defendeu como pôde. Martelotte tentou colocar o time ainda mais para frente, mas a pressão não foi suficiente e o gol não veio.

Ficha do jogo

Santa Cruz
Tiago Cardoso; Marquinho (Éverton Sena), César, Vágner e Tiago Costa; Anderson Pedra, Luciano Sorriso, Éverton Heleno (Jefferson Maranhão) e Natan; Dênis Marques e Flávio Caça-Rato (Philco). Técnico: Marcelo Martelotte

Salgueiro
Luciano; Sidny, Ricardo Braz, Cléber Carioca e Peri (Marcos Tamandaré); Pio, Matheus, Victor Caicó (Moreilândia) e Clébson; Fabrício Ceará e Élvis (Canga). Tecnico: Marcelo Chamusca

Estádio: Arruda. Árbitro: Gleydson Leite. Assistentes: Wilton Lins e Marlon Rafael. Gol: Fabrício Ceará. Cartões amarelos: Élvis, Ricardo Braz e Fabrício Ceará. Público: 17.256. Renda: R$ 149.136,00.