Santa Cruz

SANTA CRUZ

Assembleia desconsidera primeira ata votada e Santa Cruz está fora do Copa do Nordeste 2015

Tricolores lamentam e prometem correr atrás do prejuízo

postado em 25/07/2014 08:00 / atualizado em 25/07/2014 09:46

Cassio Zirpoli /Diario de Pernambuco , Yuri de Lira /Diario de Pernambuco

Ricardo Fernandes/DP/D.A Press
Um golpe nos cofres do Santa Cruz. Um golpe moral na torcida. Sem ter conseguido ficar ao menos na terceira colocação do estadual para se garantir automaticamente na Copa do Nordeste de 2015, o Tricolor ainda nutria esperanças em participar do próximo regional. Apegava-se ainda à uma ata votada em 17 de fevereiro, que o incluía na competição. Mas sofreu um revés nos bastidores. Perdeu o valor o que foi aceito outrora pelos presidentes das equipes, federações, Liga do Nordeste e pela tv que transmite o evento. Houve uma nova decisão. Fora da competição e de mãos atadas, os corais deixarão de arrecadar uma cota de R$ 350 mil, referente apenas à primeira fase. Além de não poder contar com as rendas nos jogos do torneio.

No início de junho, a poucos dias da abertura da Copa do Mundo de 2014, os presidentes das nove federações estaduais do Nordeste se reuniram na sede da CBF, no Rio de Janeiro. Em pauta, estavam as diretrizes do Nordestão de 2015, que irá sofrer uma reformulação. A aguardada adesão dos clubes do Piauí e do Maranhão está mais do que confirmada, mas o formato desrespeitou a ata votada em 17 de fevereiro - na sede da FPF, no Recife -, com uma consequência direta ao Santa.

Há cinco meses, participaram da reunião na Boa Vista representantes dos 16 times do regional de 2014, os presidentes das federações, o mandatário da Liga do Nordeste, Alexi Portela, e a direção do canal Esporte Interativo. Naquela ampliação do regional, de 16 para 20 clubes, a divisão apontava três vagas para Bahia e Pernambuco, duas para Alagoas, Ceará, Paraíba, Rio Grande do Norte e Sergipe, e uma para Maranhão e Piauí. Outra para o atual campeão e a última de acordo com ranking da CBF. Modelo agora rechaçado.

O presidente da Federação Pernambucana de Futebol, Evandro Carvalho, confirmou ao Superesportes que ao apresentar o formato na assembleia, acabou tendo uma surpresa na votação. “Os presidentes das federações da Bahia e do Ceará acharam que Pernambuco ficaria muito forte com essa divisão de vagas e acabaram votando contra. Todos os outros estados seguiram o caminho. Meu voto foi o único nessa opção”, disse. Derrota por 8 a 1 em uma votação sobre uma ideia consumada, documentada.

Nos bastidores, a política ignorou completamente a ata. O diretor de futebol do Santa, Constantino Júnior, lamentou. Sem dar detalhes, disse que o clube tentará reverter a situação de alguma maneira. "Isso cheira a virada de mesa. Ainda não chegou nada de oficial para a gente, mas vamos procurar retomar aquilo que foi acordado antes", disse.

Os classificados para o Nordestão 2015

Pernambuco – Sport, Náutico e Salgueiro
Bahia – Bahia, Vitória e Serrano
Alagoas – Coruripe e CRB
Ceará – Ceará e Fortaleza
Maranhão – Sampaio Corrêa e Moto Club
Paraíba – Botafogo e Campinense
Piauí – River e Piauí
Rio Grande do Norte – América e Globo
Sergipe – Confiança e Socorrense