Santa Cruz

SANTA CRUZ

Solução para defesa tricolor não está no Arruda

Direção busca contratar jogador experiente para corrigir falhas no setor

postado em 29/07/2014 08:00

Yuri de Lira /Diario de Pernambuco

Edvaldo Rodrigues/DP/D.A Press.
Sérgio Guedes treina a sua defesa de maneira exaustiva. Tem longas conversas com os atletas do setor. Diariamente. Mesmo assim, não consegue encontrar a fórmula para diminuir a quantidade de gols sofridos pelo Santa Cruz no pós-Copa. Foram dez em três jogos na Série B. E mais um na Copa do Brasil. Seria a hora exata para mudanças de peças. Momento para repaginar. Mas os reservas da zaga, laterais e cabeça de área estão longe de ser a solução ideal. A necessidade de contratar jogadores desses setores é, portanto, evidente. Urgente. A diretoria tricolor, pelo menos, avisa que está de olho no mercado.

Logo depois da derrota para o Ceará, no último sábado, o próprio técnico Sérgio Guedes cobrou uma evolução do seu sistema defensivo na coletiva de imprensa no Arruda. Apesar de não especificar a posição que mais necessitava de reforços, sinalizou que precisava de um jogador mais experiente para fazer os ajustes necessários na defesa do time. O comandante apontou inocência, falta de maturidade e lastro de Série B.

A direção do Santa Cruz, por sua vez, admite que a prioridade é mesmo a retaguarda do Tricolor. Porém, fala que está tendo agora bastante dificuldade para encontrar no mercado tal peça com mais rodagem. “Não tem quase ninguém disponível. Quem está, é muito caro para o clube ou não serve. A situação é complicada. Não queremos mais um atleta para só compor o grupo. Queremos alguém para chegar e jogar. Quem sabe, um zagueiro. Mas ainda nós estamos nessa busca”, falou o diretor de futebol Jomar Rocha. O dirigente, no entanto, garante que a procura por esse atleta vinha antes da pausa para Copa do Mundo, antes da queda abrupta do desempenho da defesa do time tricolor.

Em meio ao cenário de escassez no plantel, o lateral direito Tony é o único dos defensores que segue ainda incólume e não deverá ser substituído nas próximas partidas. Acionado no lugar de Nininho há dois jogos, agradou contra o Botafogo-PB (na Copa do Brasil). Foi apenas mediano na derrota para o Ceará, a terceira seguida na Série B. Fala que ainda não está na sua melhor condição física e prevê sua própria evolução. Everton Sena, Renan Fonseca, Renatinho, Sandro Manoel e Memo não podem gabar-se dessa condição.

Os reservas

Zaga

Marllon

Contratado no começo de maio, o zagueiro foi anunciado para, em princípio, ser reserva de Renan Fonseca e Everton Sena. Com pouco destaque nos treinos, ainda não estreou pelo Santa Cruz. Aos 22 anos, não é a peça sugerida por Sérgio Guedes para melhorar a defesa.

Leandro Souza
Por vezes, não tem sido relacionado sequer ao banco de reservas. Nesta temporada, não conseguiu reeditar o desempenho que teve no Santa Cruz em 2011 e 2012, quando foi bicampeão estadual e conseguiu o acesso para a Série C. Só jogou três jogos neste ano.  

Lateral esquerda

Julinho
Após sofrer com problemas musculares na coxa direita desde o retorno à Série B, o atleta se reintegrou ao grupo para treinar com bola. Só jogou 17 minutos pelo Santa Cruz, contra o Joinville, e ainda não está na sua melhor condição física.

Zeca
A situação é semelhante a de Julinho. Machucou a coxa esquerda e também só agora vai voltar aos treinamentos. O lateral, contratado por Vica, só atuou duas vezes na Série B. Na estreia, ainda sob o comando do antigo treinador, depois e no primeiro jogo de Sérgio Guedes no Santa.

Tiago Costa
Afastado dos gramados desde fevereiro devido a uma lesão no joelho direito, fez, ontem, a transição do departamento médico para o físico. Só ficará á disposição do treinador entre 40 e 50 dias.

Cabeça de área

Everton
O volante chegou no Arruda no começo da temporada. Desde o início do, é praticamente escanteado. Quando foi acionado em raras três vezes, nada demonstrou. Pelo contrário. Falhou no único gol do Sport no segundo jogo da semifinal do Pernambuco, na Ilha. Erro que, em seguida, rendeu a eliminação coral no pênaltis.

Bileu
Substituiu Sandro Manoel no jogo contra o Vila Nova e foi razoável. Atacou esalvou um gol certo dos adversários. É a “sombra” mais amedrontadora para os volantes corais, embora o histórico na reserva do Sport não seja suficiente para empolgar.