Santa Cruz

SANTA CRUZ

Marcação frouxa do Santa Cruz é recorrente nas últimas rodadas e vira alvo de preocupação

Combate falho causou gols dos adversários nas últimas rodadas

postado em 29/09/2014 09:00 / atualizado em 28/09/2014 19:16

Yuri de Lira /Diario de Pernambuco

Edvaldo Rodrigues/DP/D.A Press

Com a bola dominada, os adversários percorrem o campo do Santa Cruz quase ser serem atrapalhados. Trocam passes com certa facilidade. Partem para as proximidades da área sem nenhum tricolor chegar junto deles. Encontram chances para chutar. Chutam e fazem o gol em Tiago Cardoso. É notório. Os marcadores do Tricolor na Série B tem falhado no combate. Foi assim na derrota contra o América-MG, em BH. Um problema recorrente nas últimas rodadas. Tal passividade do sistema defensivo já começa a gerar preocupações em Oliveira Canindé.

Canindé já havia percebido que o time costumava deixar espaços. Na última quinta-feira, inclusive, promoveu um trabalho em que os atletas titulares reduziam espaços desde o meio-campo para não permitir os avanços dos reservas. Deu certo no treino. No jogo, não. “A gente trabalhou isso aí nesses dias.  É uma situação que temos conversado e batido bastante. Treinei com Ailton solto (no time de baixo) e ele não encontrou as brechas. Infelizmente, não aconteceu o mesmo na partida. O América acabou achando essas brechas na nossa defesa”, falou o treinador.

O técnico tricolor tem quatro dias de treino até a próxima rodada do Brasileiro. Na sexta-feira, o Santa Cruz recebe o Boa Esporte, no Arruda. Vai usar o tempo de trabalho para que a marcação coral não seja mais tão frouxa. Espera corrigir o erro, que persiste no time desde os tempos de Sérgio Guedes. “Esse tipo de situação não pode voltar a acontecer. Pela quantidade de gols tomados desta forma, é o momento de acordarmos para que isso não se repita mais”, relatou Canindé.

Opções
Se quiser apelar para as mudanças de peças para melhorar o fundamento, o técnico tem agora mais três opções para a retaguarda. Depois de ter cumprido suspensão automática pelo terceiro cartão amarelo, o volante Bileu fica à sua disposição. Contratados na semana passada, o zagueiro Alemão e o também volante Alberto tiveram os seus respectivos nomes publicados no BID (Boletim Informativo Diário) da CBF e poderão estrear pelo Tricolor.

Os gols sofridos por falta de combate

26ª rodada (América-MG 1 x 0 Santa Cruz)
Pablo avançou livre desde em triangulação com Elsinho. O zagueiro Everton Sena, ao invés de ir para cima do lateral do América Mineiro, virou as costas e deixou que ele chutasse para o gol.

24ª rodada (Santa Cruz 1 x 1 Icasa)
Tony e Sandro Manoel marcaram muito longe. Lucas Gomes não teve dificuldades para se livrar dos dois e chutou no canto direito de Tiago Cardoso.

23ª rodada (Luverdense 2 x 1 Santa Cruz)
Everton deixou Reinaldo fazer um jogada em diagonal no meio-campo. O atacante do Luverdense tocou para Rubinho, que bateu de longe. A bola quicou na frente do goleiro e causou o gol de empate dos time do Mato Grosso.

22ª rodada (Paraná 3 x 2 Santa Cruz)
Foram dois gols sofridos neste jogo por causa de marcação frouxa. No primeiro, o paranista Adaílton carregou a bola desde o seu campo de defesa. na entrada da área, passou por Renan Fonseca e Julinho e fez 1 a 1. O terceiro gol foi numa arrancada de Jean um pouco depois da linha divisória. Sandro Manoel e Everton não deram combate.