Santa Cruz

SANTA CRUZ

Proposta da FPF para Estadual preserva Santa Cruz de disputar turno com intermediários

Pela proposta, tricolor entraria apenas no 2º turno e não pode ser rebaixado

postado em 01/10/2014 15:43 / atualizado em 02/10/2014 10:54

João de Andrade Neto /Esportes

Rafael Brasileiro/Esp. DP/D.A Press
O pontapé inicial do Campeonato Pernambucano 2015 será dado na próxima segunda-feira, com a realização do Conselho Arbitral dos clubes que irão definir o regulamento da competição. No entanto, a Federação Pernambucana de Futebol já tem a sua proposta definida. Pela ideia da FPF a fórmula será semelhante a do Estadual deste ano. A diferença diz respeito a participação do Santa Cruz.

Mesmo ausente da Copa do Nordeste, o tricolor entraria no Estadual apenas no hexagonal, junto com Náutico, Sport e Salgueiro, que disputarão o regional. Essas equipes já estariam automaticamente livre do rebaixamento. A partir desse momento, o Estadual seria disputado paralelamente ao Nordestão.

Já o primeiro turno do Pernambucano, que teria início já em dezembro, seria disputado por oito clubes intermediários (Central, Porto, Ypiranga, Serra Talhada, América, Pesqueira, Atlético Pernambucano e Vera Cruz) que classificará apenas duas equipes para o segundo turno, e não três como ocorreu este ano. Os seis restantes disputariam o hexagonal do rebaixamento.

A alegação da FPF para que o Santa Cruz entre diretamente no segundo turno é a exigência da CBF para que, em 2015, os clubes que disputam as Sèrie A e B do Campeonato Brasileiro só comecem a atuar na temporada a partir de fevereiro.

Vale lembrar que a fórmula definitiva será votada pelos clubes na próxima segunda-feira.