Santa Cruz

SANTA CRUZ

Técnico Oliveira Canindé comanda reação do Santa Cruz na Série B do Campeonato Brasileiro

Treinador tem 66,6% de aproveitamento e ajudou a reduzir diferença para o G4

postado em 21/10/2014 08:20 / atualizado em 21/10/2014 09:29

João de Andrade Neto /Superesportes

Ricardo Fernandes/DP/D.A Press
Quando o técnico Oliveira Canindé assumiu o Santa Cruz, na 25ª rodada, contra o Oeste, no Arruda, a distância do tricolor para o G4 da Série B era de nove pontos. Sete jogos depois e com um aproveitamento de 66,6% dos pontos disputados, a esperança de acesso coral, que chegou a ser dada como acabada, aos poucos começa a renascer, com a diferença para o zona de classificação diminuindo para sete pontos. Porém, além da matemática, a postura da equipe nos jogos com o novo comandante reforça o sonho. Pelo menos é o que garante o atacante Léo Gamalho e o goleiro Tiago Cardoso, dois dos líderes do elenco coral.

Artilheiro do Santa na Série B, com nove gols, Gamalho não se furtou a atribuir ao treinador os méritos da melhora de rendimento do Santa Cruz nas últimas rodadas. “O professor tem totais méritos nisso. Ele mudou taticamente a equipe, o que tem feito os adversários se perderem um pouco na marcação devido as variações táticas durante a partida. Além disso, no aspecto motivacional ele também vem ajudando bastante cada jogador aqui”, destacou Gamalho. “Desde que ele chegou só perdemos o jogo contra o América-MG. Desde a chegada dele, o nosso aproveitamento vem sendo sensacional”, completou o camisa 9.

De fato, os 66,6% de rendimento na era Canindé superam não só o aproveitamento do Santa ao longo da competição (50%), como também o da própria Ponte Preta, líder da competição, que somou 63,3% dos pontos disputados, em 30 rodadas. “Aprendi uma frase que diz que uma equipe é o reflexo do seu treinador. E isso se encaixa aqui no Santa”, continuou Léo Gamalho. “Ele é um cara sincero e muito gente boa, que tem o seu jeito de motivar o jogador. É um cara que ajuda o tempo todo”, prosseguiu Tiago Cardoso.

Sexta-feira, contra o Ceará, Oliveira Canindé terá mais uma chance de conseguir sua primeira vitória fora de casa com o Santa Cruz. Nas três partidas como visitante, o treinador acumula uma derrota (contra o América-MG) e dois empates (contra Joinville e Ponte Preta, equipes que estão no G4). “Isso mostra que podemos enfrentar qualquer equipe, em qualquer lugar. Sempre buscando a vitória, sem se acovardar”, destacou Gamalho.

Como mandante, Oliveira Canindé tem 100% de aproveitamento à frente do Santa Cruz.