Santa Cruz

SANTA CRUZ

STJD nega recurso do Santa Cruz e equipe está fora da Copa do Nordeste de 2015

Pleno do STJD manteve decisão de manter os corais fora da competição

postado em 23/10/2014 12:57 / atualizado em 23/10/2014 15:40

Yuri de Lira /Diario de Pernambuco

Ricardo Fernandes/DP/D.A Press
Depois de ter recorrido ao Superior Tribunal de Justiça Desportiva para tentar entrar no Nordestão do próximo ano, o Santa Cruz sofreu nesta quinta-feira mais uma derrota em julgamento. O golpe final. O Pleno do STJD manteve a decisão de deixar o Tricolor fora do torneio. O departamento jurídico coral se apegava à uma promessa da Liga do Nordeste, que apontava uma classificação automática do time coral devido ao título do Sport na última edição. O problema é que os estados do Maranhão e Piauí foram acrescidos na competição.

O Santa, entretanto, não tinha, registrada em assembleia, a ata da Liga que garantia o seu ingresso no campeonato. Assim, perdeu a batalha no tribunal. “O mandato de garantia foi julgado e denegado", disse o advogado do clube, Pedro Avelino. Em campo, vale ressaltar que os corais perderam a chance de figurar no Nordestão ao não conseguir terminar sequer em terceiro lugar no Campeonato Pernambucano. Vaga que acabou sendo do Salgueiro.

Com a manutenção da decisão judicial, o Santa Cruz ainda perde a chance de abocanhar uma boa renda no primeiro semestre de 2015. Com patrocinadores e visibilidade crescente a cada ano, a Copa do Nordeste virou um torneio muito rentável para os clubes da região. Neste ano, o valor da premiação cresceu 78%. Os direitos comerciais do time campeão, levando exclusivamente em conta a premiação, foi de R$ 1,9 milhão. Semifinalista nessa temporada, o Tricolor arrecadou R$ 850 mil sem contar com as rendas dos públicos. Sem esquecer que o torneio também rende visibilidade internacional, com um vaga à Copa Sul-Americana.