Santa Cruz

SANTA CRUZ

Santa Cruz enfrenta o Ceará no Castelão em jogo decisivo para o futuro do time na Série B

Se vencer, Tricolor entra para o grupo dos clubes que brigam pelo acesso

postado em 24/10/2014 09:00 / atualizado em 24/10/2014 10:30

Yuri de Lira /Diario de Pernambuco

Roberto Ramos/DP/D. A Press
O Santa Cruz perdeu a oportunidade de bater dois postulantes ao acesso nos seus últimos jogos fora de casa. Chegou perto da vitória ao abrir o placar contra Joinville e Ponte Preta, mas permitiu empates. Às 20h50 desta sexta-feira, na Arena Castelão, o Tricolor enfrenta o Ceará, mais uma equipe que luta pelo G4. A evolução dos corais na Série B com Oliveira Canindé ainda não coincide com uma melhora no aproveitamento como visitante. Já passou da hora de voltar a ganhar em domínios adversários. Ainda mais agora, quando subir para a Primeira Divisão nunca foi tão palpável. Derrotar o Alvinegro em Fortaleza, definitivamente, representa a efetiva entrada no bolo dos clubes que nutrem esse mesmo sonho.

O triunfo sobre o Vasco, na rodada passada, deu o gás necessário manter vivo o objetivo do acesso. Depois da partida contra o Ceará, o Santa vai ter uma sequência de três jogos na Arena Pernambuco, onde nunca sequer perdeu. Contra Vila Nova, América-RN e Náutico. É a chance única de uma definitiva arrancada rumo ao seleto grupo dos quatro primeiros colocados. O treinador foca ainda só nos cearenses. O time é único rival direto na luta pelo acesso contra quem os corais ainda não pontuaram no campeonato.

Sabe-se ainda que ganhar longe do Grande Recife tem sido um tormento para o Tricolor. A última vitória foi contra o América, em Natal, ainda em 2 de agosto. Ainda sob o comando de Sérgio Guedes. Coincidentemente, Oliveira Canindé era o treinador da equipe potiguar. Para experimentar pela primeira vez o sabor de ganhar fora do Arruda ou da Arena, o técnico tricolor vem cobrando incisivamente do grupo.

Antes do treino de ontem, o último antes do jogo, reuniu todo o plantel no gramado do Arruda e falou em alto e bom som, mais contundente como de costume. “Ou vocês dão tudo que têm de melhor, ou não vamos para frente”. Em entrevista, endossou a importância de somar os três pontos contra o Ceará. “Já passou da hora de vencer. É preciso vencer fora. É um jogo de seis pontos. É difícil, mas já foi mais. Já estivemos bem mais distantes (do G4) do estamos agora. Acredito que temos totais condições de vencê-los lá dentro para chegarmos lá”, destacou.

Ceará
O Alvinegro está em declínio na Série B. Perdeu os dois últimos jogos e foi eliminado da Copa do Brasil. A queda de desempenho já custou o emprego do técnico Sérgio Soares, que foi substituído por PC Gusmão. Ele precisa superar as baixas que terá para o jogo. O miolo de zaga titular, formado por Sandro e Wellington Carvalho, não estará à disposição, suspenso. Diego Ivo e Alex Lima devem ser os escolhidos para substituí-los. Na lateral esquerda, mais problemas. Vicente não poderá jogar, também cumprindo punição. Para o seu lugar, e provável que jogue Hélder.

Local: Arena Castelão (Fortaleza-CE)
Horário: 20h50 (horário do Recife)
Árbitro: Marcelo Aparecido de Souza (SP)
Assistentes: Danilo Ricardo Simon Manis (SP) e Lincoln Ribeiro Taques (MT)

Santa Cruz

Tiago Cardoso; Tony, Alemão, Renan Fonseca e Tiago Costa; Sandro Manoel, Bileu, Danilo Pires e Wescley; Keno e Léo Gamalho. Técnico: Oliveira Canindé.

Ceará

Luís Carlos; Samuel Xavier, Diego Ivo, Alex Lima, Hélder; João Marcos, Ricardinho, Souza, Nikão; Felipe Amorim e Magno Alves. Técnico: PC Gusmão.