Santa Cruz

SANTA CRUZ

Após desperdiçar todas as chances de acesso, Santa Cruz visita Atlético-GO cumprindo tabela

Jogo será no Serra Dourada, estádio que já assistiu um acesso coral à elite

postado em 29/11/2014 00:10

Rafael Brasileiro /Diario de Pernambuco

Ricardo Fernandes/DP/D.A Press
Jogar para cumprir tabela com certeza é um dos trabalhos mais ingratos para quem trabalha com futebol. Seja dentro ou fora de campo. No caso do Santa Cruz Cruz a missão parece ser mais ingrata do que para qualquer outra equipe. A chance do acesso à Série A apareceu para o clube várias vezes e foi desperdiçada em todas. Hoje, contra o Atlético-GO, o mesmo Serra Dourada que já viu o Santa Cruz comemorar o acesso há 15 anos atrás, testemunhará um fim de centenário decepcionante.

A chegada de Oliveira Canindé no meio da competição deu ânimo a um elenco que não seguia o mesmo tom do técnico anterior. Sérgio Guedes, o motivador que quase mantém o Sport na Série A em 2013 não deu resultado e o clube decidiu trazer Canindé, técnico, que comos eu antecessor, provou saber muito mais de incentivo do que de tática. Funcionou por nove jogos, nos quais a equipe coral conquistou 20 de 27 pontos possíveis. Insuficientes para o acesso.  Quando precisou vencer, jogos até mais fáceis, o time decepcionou. O motivo principal para a falha não é apontado, mas os atrasos salariais atrapalharam, mesmo sem os atletas, que realizaram greve por conta disso, admitam.

De aviso prévio, já que não será o técnico tricolor em 2015, Canindé evitou a imprensa durante toda a semana. Dentro do clube ele não falou e seu silêncio foi bastante estranho para quem está saindo de um modo incomum no futebol brasileiro. Coube aos jogadores tentar explicar como se motivar para a última rodada da Série B. Os poucos que encararam os holofotes mantiveram o discurso de que estão sob contrato, que a camisa tem que ser honrada e que seus nomes não podem ficar vinculados a nenhum vexame.

O fato é que dentro do clube 2015 começa na próxima segunda-feira e a festa de “virada de ano” ocorrerá na sexta, quando Alírio Moraes assume o clube oficialmente. Resta ao torcedor coral aguardar que o próximo ano sejam bem melhor para o clube que saiu do fundo do poço, mas que pode muito mais do que fez nesta temporada.

Temos um jogo?
Apesar da semana inteira ser movida ao planejamento para 2015, com direito a dispensas de jogadores e até promessas do futuro presidente. Porém, o Santa Cruz ainda tem que enfrentar o Atlético-GO, que ainda tem chance de conseguir a última vaga da Série B. Para a partida Canindé não terá Tiago Cardoso (lesionado), Cassiano (retornando de empréstimo) e Alemão. O zagueiro estava confirmado até antes da viagem, mas a liminar que permitia sua escalação foi cassada eo departamento jurídico orientou para que ele não fosse escalado hoje.

Adversário
O Atlético-GO não depende apenas das suas forças para subir de divisão, mas o elenco do Dragão de Goiás prefere não pensar nisso. O foco é vencer o Santa Cruz e depois pensar no que ocorreu em Juzeiro, onde o Icas recebe o Boa Esporte. O unico desfalque do técnico Wagner Lopes é o zagueiro Artur, que cumpre suspensão. Para o seu lugar o defensor Paulo Henrique está mais do que confirmado, pois treinou a semana inteira entre os titulares. .

Ficha da partida

Atlético-GO
Márcio; Jonas, Adriano Alves, Paulo Henrique e Diogo Barbosa; Willian Arão, Pedro Bambu, Thiago Primão e Jorginho; Kayke e Júnior Viçosa. Técnico: Wagner Lopes.

Santa Cruz
Fred; Tony, Marllon, Renan Fonseca e Tiago Costa; Bileu, Sandro Manoel, Alberto e Wescley; Keno e Léo Gamalho.

Local: Estádio Serra Dourada, em Goiás. Horário: 15h20. Árbitro: Vinicius Furlan - SP. Assistentes: Emerson Augusto de Carvalho (SP - Fifa) e Carlos Augusto Nogueira Junior (SP).