Santa Cruz

SANTA CRUZ

Ricardinho chega com missão de remontar time do Santa Cruz. Veja um balanço do elenco

Elenco coral tem apenas 11 peças garantidas para a próxima temporada

postado em 15/12/2014 09:00 / atualizado em 14/12/2014 19:11

Daniel Leal /Diario de Pernambuco

RODRIGO VILLALBA/FUTURA PRESS
O técnico Ricardinho chega hoje ao Recife. É oficialmente apresentado à imprensa no Arruda. E, com ele perto, a tendência é que as renovações de contratos ainda pendentes e o andamento da busca por reforços sejam aceleradas. Dos 38 jogadores que terminaram a temporada 2014 no elenco coral, apenas 11 têm contrato para permanecer no clube e estão garantidos para iniciar 2015. Assim, o Santa Cruz não teria opção para o banco de reservas sequer para começar o Campeonato Pernambucano. Some-se a esses a contratação solitária do atacante Waldison, ex-Fortaleza. Um total de 16 atletas já estão descartados e não ficam. Outros 11 ainda têm o futuro indefinido e dependem ou da aprovação do novo treinador ou de negociações.

A diretoria tricolor não estipula um prazo para que novas renovações e os reforços sejam confirmados. “Temos conversado, iniciado o planejamento, mas não queremos dar previsão de data para isso. Ricardinho está chegando e vamos conversar com ele para dar seguimento aos trabalhos”, afirmou o vice-presidente do clube, Constantino Júnior. O dirigente, porém, pontuou os casos dos atletas que interessam ao clube e deu um panorama da situação de casa um (ver lista abaixo).

Com o orçamento ainda indefinido para começar a temporada, há também a possibilidade de o Tricolor utilizar alguns atletas oriundos das divisões de base. A Taça São Paulo da categoria terá início em janeiro e será observada. “É uma tendência que poderemos seguir: aproveitar a base. Vamos observar, estudar e ver o que podemos buscar”, disse Constantino. “Durante esta semana as coisas vão passar a acontecer com maior agilidade”, acrescentou.

Rio-São Paulo
O mercado que está sendo observado com mais afinco pela diretoria tricolor atualmente é o do Sudeste. Mais especificamente, Rio de Janeiro e São Paulo. De acordo com Constantino Júnior, com o conhecimento do técnico Ricardinho na região, é possível que alguns reforços corais venham da região. “O mercado está começando a aquecer e acredito que o Ricardo poderá nos ajudar a trazer alguns jogadores desse eixo”, pontuou.

Quem saiu
Goleiros: Cley e Alex Alves
Laterais: Tony, Tiago Costa e Julinho
Zagueiros: Leandro Souza, Marllon e Renato Silva
Volantes: Sandro Manoel, Alberto, Danilo Pires, Everton e Ramirez
Meia: Emerson Santos
Atacantes: Léo Gamalho e Adilson

Quem tem contrato (pelo menos até fim de 2015)
Goleiros: Tiago Cardoso
Laterais: Nininho e Renatinho
Zagueiros: Everton Sena, Renato Camilo
Volantes: Bileu, Memo
Meias: Natan, Raniel e Williams
Atacantes: Waldison (contratado), Netto

Quem interessa para renovar
Em negociação

Fred (goleiro) – Está conversando com a diretoria. O clube tem interesse em permanecer com o atleta.
Tony (lateral) – Em negociação com o Grêmio, clube que detém os direitos do jogador. A diretoria está otimista na renovação. “Provavelmente, ele volta”, disse Constantino Júnior.
Wescley (meia) – O armador pertence ao Atlético-MG e despertou o interesse de outros clubes da Série B, como o Ceará. O Tricolor está negociando com a diretoria do Galo.
Keno (atacante) – Tem proposta de um clube do México e a permanência no Arruda é apontada como difícil. Os diretos do atleta pertencem a um grupo de empresários. “O Santa Cruz está tentando fazer o que está ao alcance”, garantiu Constantino.

Faltando detalhes

Alemão (zagueiro) – Está, de acordo com Constantino Júnior, “praticamente renovado” com o Santa Cruz. O atleta é ligado ao Salgueiro e esteve emprestado ao Santa na Série B.

Aguardando pela análise de Ricardinho

Renan Fonseca (zagueiro), Ailton (meio-campista), Flávio Caça-Rato (atacante), Cassiano (atacante) e Pingo (atacante)