Santa Cruz

SANTA CRUZ

Diretoria do Santa Cruz diz que base segue como prioridade em 2015: "Premissa básica"

Constantino Júnior afirmou que CT dará melhores condições de trabalho aos jovens

postado em 16/12/2014 17:11 / atualizado em 16/12/2014 18:10

Pedro Galindo /Especial para o Diario

Ricardo Fernandes/DP/D.A Press
No momento mais delicado da história do Santa Cruz, quando o clube estava na Série D, contratar era sinônimo de apostar em nomes desconhecidos. Muitos reforços chegaram, mas poucos conseguiram fazer a diferença dentro de campo. Diante desse contexto de dificuldade financeira, ficou para os atletas da base a responsabilidade de tirar o Tricolor do buraco. E eles não decepcionaram. Éverton Sena, Renatinho, Natan e Gilberto, entre outros, se tornaram símbolos de um Santa Cruz renovado, de alma lavada. 

Às vésperas de 2015, o cenário é bem diferente. O orçamento ainda é curto, mas já permite sonhar com jogadores de qualidade reconhecida. Ainda assim, a aposta na base não vai deixar de ser uma diretriz na recém-empossada diretoria tricolor. É o que garante Constantino Júnior, vice-presidente do Santa Cruz. Ele colocou o aproveitamento dos pratas da casa como “premissa básica” da nova gestão, e colocou essa tarefa como pré-requisito para qualquer treinador que assuma o clube.

“É premissa básica do clube fazer um bom aproveitamento dos atletas da casa. Para vir treinar aqui, tem que abraçar esse projeto, que contempla um aproveitamento da base, fazendo uma interação maior. A gente vai estar sempre vendo os meninos que estão se destacando e, fundamentalmente, trazendo mais qualidade, dando mais condições”, garantiu.

O dirigente evitou falar em uma quantidade específica de atletas formados na base atuando no elenco profissional. Mas prometeu que vai dialogar com Ricardinho, novo técnico, para garantir que o clube promova e dê respaldo ao máximo de jovens da casa, usando para isso a participação coral na Copa São Paulo de Juniores, que ocorre em janeiro. “Não vamos dizer agora um número, vamos fazer o melhor aproveitamento possível. Com a chegada de Ricardinho, a gente vai saber melhor. A gente vai estar acompanhando a Copa São Paulo também”, afirmou.

Estrutura
Uma das principais promessas da campanha de Alírio Moraes à presidência tricolor foi a inauguração do Centro de Treinamento do clube ainda em 2015. Um espaço que, segundo Constantino, será primordial para a formação de jovens valores como o lateral Iranílson, os meias William da Luz e Raniel e o atacante Robinho, que o dirigente apontou como as “bolas da vez” entre os garotos da base tricolor. “O CT é fundamental. Além de melhorar a qualidade do treinamento, você consegue dar a repetição e sabe que tem um campo bom para os meninos jogarem”, finalizou.