Santa Cruz

PE2015

Santa Cruz e Sport abrem Campeonato Pernambucano após 73 anos

Última vez que tricolores e rubro-negros se enfrentaram na estreia foi em 1942

postado em 24/12/2014 12:23 / atualizado em 24/12/2014 12:41

João de Andrade Neto /Superesportes

Paulo Paiva/DP/DA Press
A temporada 2015 começará oficialmente de forma pouco comum para o futebol pernambucano. Ontem, a Federação Pernambucana divulgou a tabela do segundo turno do Estadual e marcou logo para a rodada de abertura o duelo entre Santa Cruz e Sport, no Arruda, no dia 1 de fevereiro. A última vez um clássico abriu o temporada foi em 1996, quando Sport e Náutico ficaram no empate por 2 a 2, na Ilha do Retiro. Já um confronto entre as duas maiores torcidas do Estado de forma tão precoce faz ainda mais tempo. Muito mais. Para ser mais exato, 73 anos. O último registro de um duelo entre tricolores e rubro-negros logo na rodada inaugural do Campeonato Pernambucano é da edição de 1942, quando os rivais empataram por incríveis 4 a 4, também na Ilha do Retiro.

O curioso é que esse não deveria ser o primeiro jogo do Santa Cruz naquele ano. Três dias antes, a equipe coral perdeu por W.O.para o extinto Great Western. Dessa forma, a “estreia” aconteceria apenas contra os rubro-negros. Além dessa, corais e leões se enfrentaram pela primeira rodada do Pernambucano outras três vezes. E o retrospecto nesses jogos mostra uma invencibilidade do Sport, com duas vitórias (3 a 2, em 1939 e em 1921) e um empate (1 a 1, em 1937).

Somando-se também os clássicos contra o Náutico, ao todo foram apenas 11 clássicos disputados na primeira rodada do Estadual. Vale lembrar que a edição de 2015 marca o centenário da Federação Pernambucana de Futebol e a 101ª edição da competição.

Outros jogos
Atual campeão, o Sport não terá refresco no início do Pernambucano 2015. Isso porque na segunda rodada, dia 8 de fevereiro, o Leão terá outro clássico pela frente. Dessa vez, diante do Náutico, na Ilha do Retiro. Já o Santa Cruz duela contra o 2º colocado do primeiro turno, fora de casa. O terceiro clássico do Estadual acontece na 5ª rodada, dia 25 de fevereiro, com o Náutico recebendo o Santa Cruz, na Arena Pernambuco.

Por sua vez, os timbus estreiam no estadual, em casa, contra o Salgueiro. Inicialmente o jogo está marcado para o dia 1 de fevereiro (mesmo dia de Santa x Sport), mas por questão de segurança deve ser antecipado para a véspera, um sábado. Curiosamente alvirrubros e sertanejos também se enfrentam na rodada inicial da Copa do Nordeste, no dia 5 de fevereiro, também na Arena Pernambuco.