Santa Cruz

SANTA CRUZ

Gilberto faz pré-temporada no Santa Cruz e planeja até volta definitiva: "É a minha casa"

Atacante do Toronto retornou ao ex-clube para treinar com amigos e fugir do frio

postado em 12/01/2015 18:18 / atualizado em 12/01/2015 20:21

Yuri de Lira /Diario de Pernambuco

Yuri de Lira/DP/D.A. Press
A Liga MLS está em recesso até março. Revelado nas categorias de base do Santa Cruz, Gilberto só precisa se reapresentar no seu time, o canadense Toronto FC, em 22 ou 26 deste mês. Até lá, aproveita o tempo de pausa no campeonato norte-americano para rever amigos do Recife. Os amigos que deixou no Arruda. A fim também de fugir do frio do Canadá no inverno no hemisfério norte, acabou escolhendo o Tricolor como local para se condicionar fisicamente. Vai até viajar com o grupo na próxima quarta-feira para Chã Grande, no Agreste do estado, para a pré-temporada. Deixa claro que um dia pretende voltar à velha casa. E de vez.

"Vou voltar para o Santa, com certeza. Mas tudo tem o seu tempo. Quero voltar com uns 30, 32 anos", disse o jogador de 25, sem querer empolgar tanto os torcedores mais imediatistas. Por enquanto, vai apenas matando as saudades dos amigos do clube. Subiu para o gramado nesta segunda-feira com Everton Sena. Conversou com outros atletas da sua época e com membros da comissão técnica. Em seguida, foi correr pelo campo. "Aqui é a minha casa. Conheço todo mundo aqui. Me sinto muito bem. Os profissionais daqui sabem o que eu preciso. Era o único lugar que poderia escolher para treinar nesse tempo de recesso", afirmou o centroavante campeão pernambucano em 2011.

Perguntado por que quisd eixar a estrutura do Toronto de lado para trabalhar no Arruda, respondeu com bom-humor. "Estou também correndo do frio. Nestes dias, ia dar menos de 50 graus (Celsius) em Toronto. O que eu vou fazer numa temperatura dessa? Prefiro o calorzinho", respondeu, aos risos.

Defoe tem que respeitar
Gilberto garante que está já adaptado ao estilo de jogo da MLS, onde atua desde a temporada passada e tem mais três de contrato com o o Toronto. Visa à uma transferência para o futebol europeu. Enquanto isso não ocorre, vai atuando com outros nomes proeminentes do mundo da bola. Já enfrentou Thierry Henry e neste ano vai encarar nomes como Kaká, Villa e Lampard.

No seu time, por exemplo, forma dupla de ataque com o inglês Defoe. Protagonizou recentemente um lance inusitado com o astro britânico ao não deixá-lo bater uma falta. Resultado: golaço de Gilberto de bola parada contra o Red Bulls. Comenta o episódio com. "Tomei a bola na emoção do jogo. Quando você quer uma coisa, é melhor fazer. Tinha confiança em fazer. Na hora, Defoe meio que chiou. Ele não é batedor de falta. Não deixei bater", relembrou, novamente aos risos. E a relação dele com Defoe depois disso? "Normal. Trato super bem. Ele me respeita. Principalmente depois que fiz o gol de falta", encerrou a coletiva às gargalhadas.