Santa Cruz

CAMPEONATO PERNAMBUCANO

Santa Cruz e Sport têm tabus a defender no primeiro Clássico das Multidões da temporada

Enquanto corais não perdem em estreias desde 1988, Sport nunca foi derrotado pelo rival quando jogo foi realizado na primeira rodada do Campeonato Pernambucano

postado em 30/01/2015 08:19 / atualizado em 30/01/2015 09:20

João de Andrade Neto /Superesportes

Reprodução
O clássico deste sábado entre Santa Cruz e Sport, no Arruda, apenas abre oficialmente a temporada 2015 para tricolores e rubro-negros. No entanto, os dois rivais já entram em campo com tabus a defender. Ambos tendo como referência a abertura do Campeonato Pernambucano.

Pelo lado tricolor, a defesa é por uma invencibilidade de 27 anos. A última derrota do Santa Cruz na rodada de abertura do Estadual aconteceu em 1988, quando a equipe acabou surpreendida pelo extinto Santo Amaro por 1 a 0, no Arruda. De lá para cá, os corais acumulam 23 vitórias em estreias (nove delas nos últimos nove anos) e quatro empates. No mesmo período, os rubro-negros começaram o Pernambucano com derrotas em duas oportunidades. Ambas atuando no Sertão. Contra o Salgueiro, em 2013, e diante do Serrano, em 2004.

Já o tabu rubro-negro tem a ver com o próprio clássico ante os corais. Isso porque nunca o Sport foi derrotado pelo Santa Cruz quando os dois rivais se enfrentaram logo na abertura do Pernambucano. O que, por sinal, não acontece há muito tempo. Mas precisamente há 73 anos. A última vez que as duas maiores torcidas do Estado ficaram frente a frente logo na 1ª rodada do campeonato foi na edição de 1942, quando houve empate por 4 a 4, na Ilha do Retiro.
Além dessa partida, corais e leões se enfrentaram pela primeira rodada do Pernambucano outras três vezes. E o retrospecto nesses jogos mostra uma invencibilidade do Sport, com duas vitórias (3 a 2, em 1939 e em 1921) e um empate (1 a 1, em 1937). Neste sábado, mais um capítulo dessa rivalidade será escrito no Arruda. E a não ser que haja empate, uma invencibilidade vai cair por terra.