Santa Cruz

SANTA CRUZ

Reprovação em exame e temporada com apenas um jogo: Aquino não se livra do passado de lesões

Atacante já sofreu três contusões desde que chegou ao Arruda, em janeiro

postado em 14/04/2015 09:26 / atualizado em 14/04/2015 09:31

Yuri de Lira /Diario de Pernambuco

Paulo Paiva/DP/D.A Press
"Eu vim para jogar, coisa que não pude fazer ultimamente. Estou sem atuar há um bom tempo e preciso pegar ritmo de jogo.” Essa foi uma das declarações, a mais curiosa delas, de Anderson Aquino em sua apresentação oficial pelo Santa Cruz - ainda em 25 de janeiro. Acometido por lesões em quase toda a carreira, queria, enfim, ter uma sequência. Passados pouco menos de três meses desde a sua chegada, o atacante, porém, não consegue atuar regularmente. Não é raro vê-lo entregue aos médicos. Já sofreu três contusões - no calcanhar e tornozelo esquerdo e na coxa direita. A última, sentida no clássico diante do Sport, irá deixá-lo de fora da primeira semifinal com o Central, no próximo sábado, no Arruda. Rotina que o atormenta.

Poupado de quase todos os treinamentos com bola da semana passada (participou de apenas de um) e vetado do coletivo dessa segunda-feira, contra o time sub-20 do Tricolor, o atacante coral precisa agora ficar em repouso por tempo indeterminado. “Só volta quando estiver sem sentir mais dores", indicou o médico Wilton Bezerra.

As contusões, importunam o atacante há algum tempo. Nas duas últimas temporadas, praticamente não conseguiu entrar em campo por causa delas. Em 2013, jogou apenas uma partida pelo Coritiba. Tentou até buscar novos ares no Botafogo-RJ. Contudo, acabou sendo reprovado em exames após o departamento médico alvinegro detectar nele um recorrente problema de tendinite patelar crônica nos dois joelhos, que o afligia desde o ano anterior.

Já no ano passado, foram só quatro jogos disputados, também pelo Coritiba. Mais complicações clínicas. Bem grave, de grau dois, na coxa direita - a mesma que o atormenta hoje. Dessa mesma região, já havia tirado parte do tendão para enxertar no joelho esquerdo a fim de saná-lo.

O departamento médico do Santa prefere não traçar relação entre as lesões passadas às atuais. “Não tem como comparar. Este ano, ele teve traumas no pé e agora a lesão muscular”, falou Wilton Bezerra. A última vez que o jogador conseguiu ter o mínimo de sequência foi em 2012 - quando fez 36 jogos e dez gols pelo Coritiba.

Linha do tempo

22 de janeiro
Depois de descartar o retorno de Dênis Marques, a diretoria do Santa Cruz contrata Anderson Aquino, junto de Bruno Mineiro, para reforçar o ataque coral. A negociação durou uma semana devido ao alto salário cobrado pelo atacante.

8 de fevereiro
De fora da partida da primeira rodada do Pernambucano por falta de regularização, Aquino estreou no jogo seguinte, contra o Serra Talhada, mas teve uma atuação discreta e não impediu o 3 a 0 sofrido pelos corais, no Sertão.

18 de fevereiro
O atacante sentiu dores no calcanhar e tornozelo esquerdo em treinamento e precisou ser vetado das duas partidas seguinte, diante do Central, no Lacerdão, e frente ao Salgueiro, no Arruda. Só só entrou no segundo tempo dos três duelos posteriores.

15 de março
Enfim, Anderson Aquino retornou à equipe titular do Santa Cruz. Frente ao Central, no estádio do Arruda, fez, inclusive, o único gol da vitória coral sobre a Patativa. Foi o seu único pelo clube.

21 de março
No jogo seguinte, machucou-se na coxa direita. Contra o Serra Talhada, no Arruda, o atacante chegou a ser substituído por Emerson Santos, aos 19 do segundo tempo. Foi entregue aos médicos, liberado para o clássico com o Sport, na Ilha - onde a lesão se agravou.

Aquino no Santa Cruz

7
Jogos

4
Como titular

1
Gol