Santa Cruz

SANTA CRUZ

Santa Cruz sustenta tabu de quatro anos sem perder uma partida sequer para o Central

Última derrota coral para a Patativa foi ainda em 9 de fevereiro de 2011

postado em 17/04/2015 08:15 / atualizado em 17/04/2015 08:16

Yuri de Lira /Diario de Pernambuco

Ricardo Fernandes/DP/D.A Press
Ninguém no Arruda esconde o favoritismo do Santa Cruz. Jogadores, comissão e diretoria pregam respeito ao Central nas semifinais, mas não ousam contrariar o histórico do clubes na competição. O Tricolor já chegou em três decisões neste formado de disputa do Pernambucano. O adversário, nenhuma vez sequer. Ao voltar um pouco mais no passado e analisar os confrontos diretos entre as equipes, a hegemonia sobre a Patativa fica ainda mais escancarada. Há quatro anos, o time caruaruense não consegue vencer os corais. Já são oito jogos consecutivos, todos válidos pelo  Estadual, que o Mais Querido não perde do Alvinegro.

A última vitória do Central foi ainda no Pernambucano de 2011. Em 9 de fevereiro daquele ano, o Santa Cruz, comandado à época pelo treinador Zé Teodoro, que logo depois viria a levar o time à conquista do título do campeonato, acabou perdendo por 3 a 0. E em pleno estádio do Arruda. Desde lá, foram seis vitórias do Tricolor (as duas últimas no hexagonal do título deste ano) e só dois empates.

Embora ponderem e costurem um discurso de polidez em relação aos adversários, os atletas tricolores reconhecem que o Santa é mais cotado para avançar à decisão. Para o lateral esquerdo Renatinho, que irá substituir o suspenso Tiago Costa na posição no jogo de amanhã, no Arruda, a teórica propensão dos corais em avançar de fase pode pesar a seu favor. "O favoritismo ajuda. Coloca mais pressão sobre o adversário", falou. Ao mesmo tempo, pondera. Pede cautela. “Não podemos relaxar. Agora, vai ser outro campeonato. É mata-mata.”

O zagueiro Diego Sacoman, escolhido para entrar no lugar do também suspenso Danny Morais, segue a mesma linha de raciocínio do companheiro. “É respeitar mesmo. Não vejo outra palavra que se encaixe para uma situação dessa. Futebol é dentro das quatro linhas. Não existe nada em teoria no futebol. Já vi vários jogos na minha vida em que equipes teoricamente favoritas tiveram grandes revezes”, pontuou.

Os jogos sem perder

20 de fevereiro de 2011
Central 0 x 1 Santa Cruz, Lacerdão

01 de fevereiro de 2012
Santa Cruz 0 x 0 Central, Arruda

18 de março de 2012
Central 1 x 2 Santa Cruz, Lacerdão

11 de março de 2013
Santa Cruz 2 x 0 Central, Arruda

9 de fevereiro de 2014
Santa Cruz 4 x 2 Central, Arruda

30 de março de 2014

Central 1 x 1 Santa Cruz, Lacerdão

18 de fevereiro de 2015

Central 1 x 2 Santa Cruz, Lacerdão

15 de março de 2015

Santa Cruz 1 x 0 Central, Arruda