Santa Cruz

DECISÃO

Título do Campeonato Pernambucano só foi decidido nos pênaltis duas vezes

O Santa estava em ambas. Ganhou em 1983, perdeu em 2006

postado em 02/05/2015 19:30 / atualizado em 02/05/2015 19:40

João de Andrade Neto /Superesportes

Arquivo/DP/D.A Press
Caso a final deste domingo termine empatada, a decisão do título do Estadual será nos pênaltis, algo que só aconteceu duas vezes nos 100 anos de competição. Em ambas, o Santa Cruz estava em campo. Em 1983, os corais deram a volta olímpica após baterem o Náutico. Em 2006, amargaram o vice para o Sport da mesma forma.

O título de 1983, por sinal, foi especial para o Santa. Valeu o terceiro supercampeonato ao clube e foi assistido por 76.636 torcedores, o maior público até hoje em uma final de Campeonato Pernambucano. O goleiro Luís Neto ainda é reverenciado pelos corais ao defender, em cima da linha, o pênalti do alvirrubro Porto.

Já em 2006, outro nome não sai da cabeça dos tricolores. Dessa vez, pelo lado negativo. O volante Lecheva tinha a chance de dar ao Santa o título em plena Ilha do Retiro, mas acabou desperdiçando a última cobrança, deixando o Sport vivo na decisão. Na sequência, novo erro do Santa (Neto) e gol do título rubro-negro, marcado pelo volante Hamilton. Como curiosidade, um dos rubro-negros a converter a sua cobrança foi o lateral direito Marcos Tamandaré, hoje no Salgueiro.

Volta por cima
Por sinal, caso o campeão deste ano saia nos pênaltis, Santa ou Salgueiro terá dado a volta por cima com relação à temporada passada, quando ambos foram eliminados nas semifinais dessa forma. O tricolor caiu diante do Sport, na Ilha. Já o Carcará perdeu para o Náutico, na Arena Pernambuco.