Santa Cruz

SANTA CRUZ

Goleador do Santa Cruz, Aquino pode se inserir em seleto grupo de artilheiros de times de PE na Série B

Apenas Maurício Pantera, Reinaldo e Kieza conseguiram o feito na Segundona

postado em 27/08/2015 08:30 / atualizado em 27/08/2015 11:16

Yuri de Lira /Diario de Pernambuco

Ricardo Fernandes/DP/D.A Press
Maurício Pantera, Reinaldo e Kieza. Apenas esses três jogadores conseguiram ser artilheiros da Série B por times de Pernambuco. Os dois primeiros, defendendo o Santa Cruz. Na briga para ser o goleador desta edição da Segundona, Anderson Aquino pode entrar no seleto grupo. Autor do gol do título estadual, em maio, ele espera cravar de novo o seu nome na história. Mas, para tanto, precisa melhorar a sua média de gols - que diminui pela metade quando deslocado da função de centroavante.

Geyson Magno /DP/D.A. Press.
Há quatro partidas atuando mais distante da área e sem balançar as redes há duas, Aquino desacelerou na briga pela artilharia do campeonato e acabou sendo ultrapassado na rodada passada por Zé Carlos, do CRB - agora com 11 gols. O atleta não se incomoda com a nova função pelas pontas. Não condiciona a queda na produtividade à perda do posto de centroavante do time, agora ocupado por Grafite, que, aliás, já fez três gols pelo clube.

“A adaptação vem com o tempo, com os jogos e com os treinos. Estou um pouco mais adaptado e me sentindo cada vez melhor nesta função, que não é nenhuma novidade para mim. Neste próximo jogo,  já tenho tudo para executar melhor esse papel”, garantiu Aquino, otimista com partida de sábado, contra o Paraná, em Curitiba.

O atacante sempre deixou claro a vontade de ser artilheiro, algo que nunca conseguiu em toda a sua carreira. Ao saber que tem possibilidade ser o quarto goleador da Série B das equipes pernambucanas o terceiro do Santa Cruz na história da competição, evidencia ainda mais o desejo.

“É uma motivação a mais. Você só é lembrado quando faz história em um clube. Lógico que o nosso objetivo principal é o acesso. Até abriria mão da artilharia para subir de divisão. Mas claro que vou procurar ser artilheiro. Já fui campeão pernambucano, fazendo o gol do título, e mais um feito individual seria muito importante para mim.”

Os artilheiros do Santa Cruz na Série B

Maurício Pantera (1996)
Glauco Spindola/DP/D.A Press

O Santa Cruz sequer chegou nas finais da Segundona de 96, que não seguia os moldes atuais - vigente só a partir de 2006. O clube realizou só 10 jogos - oito a menos que os quatro primeiros colocados. Ainda assim, com apenas 22 anos, Maurício fez 13 gols e foi artilheiro do campeonato, ganhando em seguida, o apelido de “Pantera”. Também logo depois, foi vendido para o Compostela, da Espanha, por 1,2 milhão de dólares, sendo até hoje a maior venda da história do clube.

Reinaldo (2005)
Por pouco, a artilharia isolada de Reinaldo foi perdida no último jogo da Série B. O Santa Cruz disputava o acesso com a Portuguesa no Arruda, e o seu concorrente Cléber abriu o placar para a Lusa, igualando a marca de 14 gols do atacante coral. Mas o centroavante virou o jogo com dois gols, levou a equipe coral à Primeira Divisão e sagrou-se goleador daquela edição, com 16 gols marcados.

Kieza (2011)
Atualmente no Bahia, Kieza fez 21 gols pelo Náutico naquela edição da Série B do Brasileiro ao jogar 35 das 38 partidas do Alvirrubro no campeonato. De quebra, levou o Timbu à Primeira Divisão, subindo em segundo lugar. O atacante fez um gol a mais que o vice-artilheiro - Lincom, do Bragantino. O gol do desempate foi feito apenas na penúltima rodada.
Ricardo Fernandes/DP/D.A Press


Anderson Aquino na Série B 2015


20 jogos/10 gols/ 0,5 é  média de gols geral

Mais distante da área

11 jogos (7 com Ricardinho e 4 com Martelotte)/4 gols/0,3 é a média

Como centroavante


9 jogos (todos com Martelotte)/6 gols/0,6 é a média