Santa Cruz

SANTA CRUZ

Gestão do Santa Cruz garante que não vai deixar ano virar sem iniciar projeto de construção do CT

Alírio Moraes tinha como previsão deixar local pronto para treinar em julho

postado em 03/09/2015 19:34 / atualizado em 03/09/2015 19:39

Yuri de Lira /Diario de Pernambuco

João Velozo/ Esp. DP/ D. A Press
Era para o centro de treinamento do Santa Cruz já estar em funcionamento se a primeira previsão do presidente Alírio Moraes estivesse certa. Segundo determinou em março, queria que - com um pelo menos um campo e um alojamento prontos - o local pudesse receber os trabalhos dos jogadores desde julho. Com o palitiavo do Ademir Cunha e tentando sair do desafogo financeiro, o projeto arrefeceu. No entanto, o mandatário tricolor é novamente enfático e estipula um novo prazo para tirar o CT do papel. Segundo ele, a pedra fundamental das obras será posta ainda neste ano.  

Ainda em 26 de junho, o Santa acabou fechando um convênio com a Prefeitura de Paulista até 2016 para poder treinar no Ademir Cunha, que já virou uma segunda casa do atletas. Isso a troco de serviços sociais prestados ao município e pequenos reparos no estádio. Mas a grama irregular, a ausência de academia e vestiários modestos do local contrastam com o moderno projeto do CT. Enquanto isso, o terreno do centro de treinamento, que margeia a PE-016, em Camaragibe, e chega até o bairro da Mumbeca, em Paulista, segue abandonado.

Alírio Moraes entende os percalços para começar a construção, mas garante esforço para mudar este panorama do CT. "Primeiro, precisamos regularizar o terreno para nascer projeto propriamente dito. O segundo ponto é a receita para fazer o investimento", afirmou.

O presidente, inclusive, não se furta em estipular dezembro como prazo máximo para o início das obras. "Um projeto deste porte é definitivo e não pode ter erro de nenhuma natureza. O custo é alto, vamos bancar, mas também precisamos de parceiro. O que posso me comprometer com a torcida é que a gente não vai deixar ano virar sem o projeto ter iniciado", complementou.

Os números do CT do Santa Cruz

R$ 2,5 milhões
É valor inicial estimado para construção do CT

R$ 5 milhões
É o que seria gasto para concluir todo o projeto

10 hectares
É a dimensão total do terreno

8 hectares
É a área de Mata Atlântica, inativa para construção

3.540 m²
É a área que vai receber as primeiras obras

O projeto final conta com: 3
campos oficiais/4 unidades funcionais (administrativa, médica, esportiva e alojamento)/55 quartos (23 para atletas profissionais e 32 para as categorias de base).