Santa Cruz

SANTA CRUZ

Passada a conquista do acesso à Série A, Santa Cruz mira vaga na Copa Sul-Americana de 2016

Um segundo lugar na Série B do Campeonato Brasileiro aumenta as chances do clube coral de estrear em competição internacional. Confira as probabilidades

postado em 24/11/2015 14:20 / atualizado em 24/11/2015 15:19

Yuri de Lira /Diario de Pernambuco

Ricardo Fernandes/DP/D.A Press
O jogo do próximo sábado, contra o Vitória, vale para o Santa Cruz muito mais que apenas o simbolismo de um vice-campeonato de Série B. Desbancar o adversário baiano e conquistar uma segunda colocação pode representar uma participação inédita do clube em um torneio internacional, uma meta estipulada pelo presidente Alírio Moraes somente para 2017. Poderia ocorrer já em 2016, na Copa Sul-Americana. Cientes que este sonho é possível, comissão, jogadores e o técnico Marcelo Martelotte não se esquivam da obrigação. A competição não acabou no último sábado, em Itu.

O exemplo da relevância em ser vice se remete ao ano passado. Segundo time mais bem colocado na Série B de 2014, a Ponte Preta acabou garantindo a última vaga via Campeonato Brasileiro para o torneio continental desta temporada. A CBF, diga-se, tem direito a colocar oito times na Sul-Americana, dos quais dois oriundos da Copa do Nordeste (de 2016) e da Copa Verde (neste caso de 2015, o Cuiabá).

Do quinto ou quarto (a depender se vai haver G4 ou G5) até o lanterna da Primeira Divisão - que, vale ressaltar, não se classifiquem para as oitavas de final da próxima Copa do Brasil - têm chances de se qualificar para a Sula de 2016. O detalhe é que os rebaixados para a Série B vão para o fiml da “fila” e ficam atrás dos quatro promovidos para a A - Botafogo, Vitória, Santa Cruz e América-MG.

Ou seja, a segunda posição nesta Segundona aumentaria a possibilidade do ingresso do Tricolor na Sula, precisando torcer apenas para que os clubes à sua frente na fila avancem na Copa do Brasil, cujo o seu chaveamento será divulgado em breve pela CBF, e tenham participação automaticamente descartada no torneio continental

A “fila” para a Sul-Americana caso as séries A e B terminassem hoje:

*5º - Internacional
6º - Santos
7º - Sport
8º - Cruzeiro
9º - Ponte Preta
10º - Palmeiras
11º - Flamengo
12º - Atlético-PR
13º - Chapecoense
14º - Fluminense
15º - Figueirense
16º - Coritiba
17º - Botafogo
18º - Vitória
19º - Santa Cruz
20º - América-MG

*Caso o Santos seja campeão desta Copa do Brasil e termine no G4 da Série A, quinto colocado do Brasileirão vai para a Libertadores e direto para as oitavas da Copa do Brasil seguinte.