Santa Cruz

SANTA CRUZ

Técnico minimiza possível participação do Santa na Sula: "Temos competições mais importantes"

Na visão do treinador, vice da Série B vale mais que ingresso no torneio continental

postado em 29/11/2015 14:46 / atualizado em 29/11/2015 15:52

Yuri de Lira /Diario de Pernambuco

Ricardo Fernandes/DP/D.A Press
Conquistada a vice-liderança da Série B do Brasileiro, o Santa Cruz aumentou as chances de ter uma participação inédita na Copa Sul-Americana de 2016 - por sinal, uma meta estipulada pelo presidente Alírio Moraes somente para 2017. Ainda sem ter entrado em negociação oficial com a diretoria para ficar no Arruda no próximo ano, o técnico Marcelo Martelotte, no entanto, minimizou o possível ingresso do clube na competição internacional. 

Para o comandante, a motivação para o jogo do último sábado passou bem longe da possibilidade de se classificar para a Sula. “Sinceramente, não foi esse o motivo do meu interesse pela vitória. Acho que o título de vice-campeão vale mais que a participação na Sul-Americana”, declarou.

Martelotte não descarta o torneio continental, mas prefere não tratá-lo como prioridade por enquanto. “O que a gente tem visto, de um modo geral, é a maioria dos clubes abrindo mão da Sul-Americana para permanecer na Copa do Brasil”, falou. “Não acho que para o planejamento do Santa Cruz seja o principal a participação na Copa Sul-Americana. Muito pelo contrário. Acho que nós temos competições mais importantes e objetivos mais importantes do que esse”, complementou.

Entenda como Santa Cruz pode chegar à Sula
A CBF tem direito de colocar oito times na Sul-Americana, dos quais dois são oriundos da Copa do Nordeste (de 2016) e da Copa Verde (neste caso de 2015, o Cuiabá) e outros seis via Brasileiros. Do quinto ou quarto (a depender se vai haver G4 ou G5) até o lanterna da Primeira Divisão - que, vale ressaltar, não se classifiquem para as oitavas de final da próxima Copa do Brasil - têm chances de se qualificar para a Sula de 2016. O detalhe é que os rebaixados para a Série B vão para o fim da “fila” e ficam atrás dos quatro promovidos para a A - Botafogo, Santa Cruz, Vitória e América-MG.

Assim, a segunda posição nesta Segundona aumentou bastante a possibilidade do ingresso do Tricolor na Sula, precisando torcer apenas para que os clubes à sua frente na fila avancem na Copa do Brasil, cujo o seu chaveamento será divulgado em breve pela CBF, e tenham participação automaticamente descartada no torneio continental. 

Segundo time mais bem colocado na Série B de 2014, a Ponte Preta, por exemplo, acabou garantindo a última vaga via Campeonato Brasileiro para a Sul-Americana desta temporada.