Santa Cruz

SANTA CRUZ

Santa Cruz vira pra cima do Ceará, vence por 2 a 1 e está em vantagem para jogo de volta

Keno marcou os dois do Tricolor em partida válida pelas quartas de final

postado em 30/03/2016 23:47 / atualizado em 31/03/2016 00:31

Yuri de Lira /Diario de Pernambuco

Ricardo Fernandes/DP
Do camarote da presidência, o técnico Milton Mendes viu que vai precisar trabalhar muito para melhorar o Santa Cruz para o restante da temporada. Mas pôde celebrar uma vitória importante. Nesta quarta-feira, o Tricolor não rendeu como deveria e, ainda assim, conseguiu uma virada por 2 a 1 sobre o Ceará. No estádio do Arruda, o time coral saiu atrás do placar no primeiro tempo. No início do segundo, cresceu de produção, Keno empatou e fez outro gol nos acréscimos do jogo. O decisivo reencontro entre as equipes está marcado para o próximo domingo, em Fortaleza.

Apesar do mau rendimento no último sábado, a manutenção da escalação que empatou sem gols contra o América, pelo Estadual, foi a aposta do interino Adriano Teixeira para ganhar do Ceará. Desorganizada taticamente e sem jogo coletivo, a equipe coral, porém, iniciou a partida com a mesma toada da última. Amarrada. Não conseguia construir quase nenhuma jogada. Aliás, mal tinha a capacidade de ultrapassar a linha divisória do meio-campo com a bola dominada. O volante Uillian Correia era a única válvula de escape de transição para o ataque.

Com uma marcação espaçada e sem compactação alguma, os visitantes tiveram as mais reais chances de abrir o placar no primeiro tempo. Longe de mostrar um futebol convincente desde quando foi contratado pelo clube, o zagueiro Leonardo ajudou a acelerar um gol que já parecia maduro do Ceará. Deixou Richardson tomar-lhe um bola na grande área e tocar para Rafael Costa fazer 1 a 0, aos 22 da etapa inicial. Já mais fria que o habitual desde o começo do jogo, a torcida tricolor reagiu imediatamente. Parte dela passou a vaiar o defensor a cada toque dele na bola, e também cada não raro deslize dos outros atletas corais.

Também com técnico interino no banco de reservas, o Ceará parecia atuar dentro dos seus domínios. E, ao contrário dos mandantes, não dava sinais que passava também tempos de crise. Tinha o jogo sob controle, enquanto o Santa Cruz seguia inoperante na construção de jogadas e nervoso. João Paulo teve uma participação apática, assim como os laterais Vitor e Allan Vieira que poderiam servir de alternativa para se chegar ao gol adversário. O primeiro chute do time de Adriano só saiu aos 41, quando o goleiro Éverson evitou um gol de Grafite. O camisa 23 e Wallyson, por sinal, passaram a maior parte dos primeiros 92 minutos prostrados no setor. Keno era a peça mais consciente.

Adriano resolveu arriscar alto na volta ao intervalo. Abdicou de um cabeça de área, Welligton Cézar, e acionou Lelê - conforme pedidos de parcela da torcida ainda no primeiro tempo. Com quatro atacantes, o Santa Cruz começou o ato final tomando o campo de defesa Alvinegro. O "abafa" inicial deu certo. Wallyson recebeu enfiada de Grafite, driblou Éverson e Keno completou para o fundo das redes. Mas o Ceará tratou de se fechar e dificultou as ações da equipe da casa.

Com menos espaço para jogar, erros no Tricolor voltaram a ficar em evidência e o quarteto ofensivo se perdia no posicionamento. Não demorou para o ritmo da partida voltar ao do primeiro tempo. O Ceará já não se furtava de arriscar contra-ataques e até mesmo manter a posse de bola. Nesse cenário, a virada coral teve de sair de uma jogada individual. E tinha que ser do jogador mais produtivo do Santa. Aos 46 minutos, no momento que o empate já aparentava estar encaminhado, Keno se livrou da marcação de Charles e chutou sem chances para Éverson: 2 a 1. Vieram os aplausos, a primeira vitória da história de Adriano Teixeira como interino e a esperança de tempos melhores no clube, sobretudo com o novo treinador.

Santa Cruz

Tiago Cardoso; Vitor, Alemão, Leonardo (Danny Morais), Allan Vieira; Wellington Cézar (Lelê), Uillian Correia, João Paulo; Wallyson (Bruno Moraes), Keno e Grafite. Técnico: Adriano Teixeira (interino).

Ceará
Éverson; Tiago Cametá, Thiago Carvalho, Charles e Fernandinho; Baraka, Serginho e Richardson; Assisinho (João Marcos), Roni (Felipe) e Rafael Costa (Bill). Técnico: Cristian Souza (interino).

Local: Arruda (Recife-PE)
Árbitro: Pablo dos Santos Alves (PB)
Assistentes: Tomaz Diniz de Araújo e Luiz Filipe Gonçalves (PB)
Gols: Rafael Costa (22' do 1T, Ceará); Keno (7' e 46' do 2T, Santa)
Cartões amarelos:Lelê, Alemão e Keno (Santa Cruz); Fernandinho, Assisinho e Éverson (Ceará)
Público: 9.563
Renda: R$ 118.335,00
{'id_site': 18, 'imagem_destaque': 'ns18/app/foto_12711703576/2016/03/31/1528/20160331002634557369e.jpg', 'id_content': 3262852L, 'url': 'https://www.pe.superesportes.com.br/app/fotos/futebol/santa-cruz/2016/03/31/galeria_santa_cruz,1528/fotos-santa-cruz-2-x-1-ceara.shtml', 'titulo_destaque': 'Fotos: Santa Cruz 2 x 1 Cear\xe1', 'id_pk': 1528L, 'id_conteudo': 3262852L, 'id_aplicativo': 7, 'meta_type': 'foto', 'titulo': 'Fotos: Santa Cruz 2 x 1 Cear\xe1', 'id_treeapp': 51, 'descricao_destaque': 'Santa Cruz vira pra cima do Cear\xe1, vence por 2 a 1 e est\xe1 em vantagem para jogo de volta ', 'schema': 'foto_12711703576'}