Santa Cruz

SANTA CRUZ

Doriva coloca Tiago Cardoso na reserva e Kölln será titular em jogo do Santa Cruz na 'Sula"

Treinador alegou que ídolo está sem confiança após as recentes falhas e resolveu preservá-lo para a partida desta quarta-feira, no Arruda, diante do Independiente

postado em 27/09/2016 15:50 / atualizado em 27/09/2016 19:42

Yuri de Lira /Diario de Pernambuco

Ricardo Fernandes/DP
Mais um ídolo em má fase foi colocado no banco de reservas pelo técnico Doriva. Depois de Grafite, foi a vez agora de o goleiro Tiago Cardoso perder a titularidade. Para o reencontro contra o Independiente Medellín pelas oitavas de final da Copa Sul-Americana, marcado para esta quarta-feira, no Arruda, o dono da posição será Edson Kölln. O treinador coral justificou a sua decisão ao afirmar que o momento é de "preservar" Cardoso.

"Eu tive uma conversa com Tiago. Ele é um ídolo, mas todo atleta tem momento de oscilação e está acontecendo isso com ele. Vai ser preservado e quem vai jogar é o Edson", declarou Doriva. O técnico não deixou de exaltar o jogador, um colecionador de títulos pelo clube. Em cinco anos no Arruda, acumulando conquistas de três acessos, um Brasileiro da Série C, quatro estaduais e uma Copa do Nordeste, Cardoso foi um dos responsáveis diretos pelo ressurgimento do Tricolor no cenário nacional.

Doriva, entretanto, deixou claro que a falta de confiança do goleiro é que acabou sendo determinante a primeira ida dele à reserva no Santa Cruz. "Tem crédito pela história dentro do clube, mas tem situação que falta confiança, o que nos obriga a fazer essa troca para que, com ele de cabeça fria, possa se recuperar porque tem qualidade."

O comandante ainda destacou que Tiago Cardoso não vem errando por questões técnicas que envolvem um goleiro. Mas, sim, por atitudes precipitadas em campo. A última numa saída apressada do gol no segundo gol do Figueirense, no Orlando Scarpelli, na derrota por 3 a 1, domingo, no Brasileirão. "A falha dele é de tomada de decisão mesmo. A falta de confiança gera essa ansiedade e ele não pode oscilar. Tem que ser arrojado. Ele é um grande goleiro e vai dar a volta por cima nesta situação", pontuou Doriva.

O resto do time deve ser praticamente o mesmo do jogo contra o Figueirense. Diferentemente da partida de ida na Colômbia, cujo placar foi 2 a 0 para o Independiente, Léo Moura, João Paulo e Keno serão utilizados. Dúvida apenas no comando de ataque (Grafite ou Bruno Moraes?) e na lateral esquerda. Doriva contou que "provavelmente" Allan Vieira retorna à vaga no lugar de Luan Peres, que jogou improvisado e sequer subiu para o treino no gramado nesta terça-feira. Sendo assim, a equipe base do Tricolor é: Edson Kölln; Léo Moura, Neris, Danny Morais e Allan Vieira (Luan Peres); Uillian Correia, Derley, João Paulo, Pisano e Keno; Bruno Moraes (Grafite).

As principais falhas de Tiago Cardoso sob o comando de Doriva:


Figueirense 3 x 1 Santa Cruz - 25/09, Orlando Scarpelli (Série A)
Após contra-ataque do Figueirense, Cardoso saiu do gol de forma precipitada. Tentou ainda voltar à barra, mas não deu tempo. Levou um “banho” do atacante Lins, que depois ainda o driblou e fez o segundo gol do time catarinense. O terceiro gol também foi contestável. Uma bola chutada pelo mesmo Lins desviou no zagueiro Danny Morais e encobriu o goleiro tricolor, que poderia ter evitado o gol fosse mais rápido.

Sport 5 x 3 Santa Cruz - 11/09, Arruda (Série A)
No Clássico das Multidões, Cardoso terminou falhando em, pelo menos, três dos cinco gols sofridos pelo Santa Cruz no segundo tempo. Todos por má saída da barra. Chegou a fazer um primeiro tempo  irretocável. No entanto, na etapa final saiu mal de debaixo da sua meta e viu Durval, de cabeça, diminuir uma vantagem de 2 a 0 feitas pelos corais. Viu Rodney Wallace, praticamente sem ângulo, chutar uma bola que passou entre ele e a trave para empatar a partida em 2 a 2. Por fim, novamente titubeou na hora de deixar a meta e assistiu a Everton Felipe encobrí-lo nos acréscimos do confrontos: 5 a 3.

Santa Cruz 0 x 1 Fluminense - 21/08, Arruda (Série A)
Em partida que marcou a estreia de Doriva pelo Santa Cruz, o gol solitário da vitória do Tricolor Carioca foi muito por culpa de Cardoso. Saiu errado após escanteio e trombou com o zagueiro Luan Peres. A bola sobrou para Henrique Dourado, que teve somente o trabalho de encostá-la para o fundo das redes. Sem saber que tinha esbarrado em um colega de time, o camisa 1 coral chegou a perguntar a um repórter qual jogador do Fluminense havia lhe empurrado.