Santa Cruz

SANTA CRUZ

Com dinheiro da 'Sula', Santa Cruz vai intensificar esforços por Keno, mas corre contra prazo

Clube precisa pagar valor para compra de 60% do atacante até esta sexta-feira; apesar do desbloqueio do repasse, presidente é cauteloso sobre renovação do atleta

postado em 28/09/2016 21:00 / atualizado em 28/09/2016 23:49

Yuri de Lira /Diario de Pernambuco

Ricardo Fernandes/DP
Com parte do dinheiro das cotas da Sul-Americana desbloqueada na Justiça, o presidente do Santa Cruz, Alírio Moraes, espera um fim de ano mais tranquilo nos cofres do clube. Longe da fartura. Só que suficiente para pagar salários atrasados de jogadores e funcionários e também ajudar na renovação e compra de 60% dos direitos econômicos de Keno junto ao São José-RS. O depósito da Conmebol só deve ser feito até aa próxima quarta-feira, mas permitirá o clube ter desde já mais barganha para realizar operações financeiras que visam à permanência do atacante no Arruda até 2018. O problema é que o prazo dado pelo time gaúcho para o pagamento é curto: esta sexta-feira.

Alírio Moraes vem buscando investidores no mercado que possam ajudar na prorrogação de vínculo com Keno. Ele tenta levantar dinheiro por meio de parcerias para pagar os cerca de R$ 1 milhão por 60% do atleta. Confia que o repasse dos valores da Sula vai ser fundamental para amarrar acordos com estes parceiros, antes receosos. “O recurso da Conmebol vai dar uma saneada no clube e nos ajudar neste processo. Estamos em busca de fontes de receita por Keno. Tem gente nos procurando, empresários de fora do exterior foram contactados, mas esse momento de crise no clube, proximidade de eleição, greve dos bancários, estava nos dificultando”, justificou o presidente. “Não falei com os empresários do jogador nesta semana porque estava focado na liberação do recurso da Sul-Americana. Mas, passado o clima do jogo contra o Independiente (Medellín), naturalmente vamos retomar contato”, completou.

O presidente, de fato, precisa logo falar com os agentes. Afinal, o prazo dado ao Santa Cruz pelo São José para pagar a alíquota de Keno é esta sexta-feira, conforme os representantes do atleta estipularam em visita ao Recife no último dia 14. O time gaúcho, inclusive, já prorrogou o contrato de Keno nesta quarta-feira. O Tricolor já chegou a adiantar à equipe do Rio Grande do Sul uma parte do pagamento (cerca de 10% do total para aquisição de 60% do jogador). Entretanto, corre ainda contra o tempo para pagar o restante. Alírio mantém pés no chão. Não assegura que isso será possível até a data limite. Garante, por outro lado, que o clube coral será minimamente recompensado financeiramente após o atacante ter se destacado no Arruda, onde tem contrato firmado até dezembro deste ano apenas.

“O cenário para renovação nem é otimista, nem pessimista. Necessitamos estar com o recurso disponível até sexta-feira. Não tendo, pelo menos vamos garantir alguma participação em uma futura venda do atleta, na chamada ‘taxa de vitrine’, que nos garante cerca de 30% de uma venda dele. Um bom percentual”, falou Alírio. Keno recebeu recentemente sondagens dos portugueses Porto e Sporting e também foi alvo de interesse do Santos.