Santa Cruz

SANTA CRUZ

Presidente da FPF crê em manutenção de vagas na 'Sula' para Santa Cruz e Paysandu, em 2017

Segundo Evandro Carvalho, CBF deve cumprir regulamentos específicos dos torneios regionais, que garantem vaga aos clubes para disputa da competição internacional

postado em 24/10/2016 11:00 / atualizado em 24/10/2016 13:21

Ricardo Fernandes/DP
O planejamento do Santa Cruz para a temporada 2017 ainda está em aberto. O clube ainda aguarda a definição sobre a sua participação na Copa Sul-Americana no próximo ano, adquirida com a conquista da Copa do Nordeste no início do ano e ameaçada pela alteração do regulamento da competição internacional pela Conmebol. De acordo com o presidente da Federação Pernambucana de Futebol, Evandro Carvalho, a CBF deve manter o direito dos tricolores e aplicar as mudanças estabelecidas apenas em 2018. O mesmo deve acontecer ao Paysandu, campeão da Copa Verde.

Segundo Evandro Carvalho, em reunião realizada na última semana na sede da CBF e que contou com a presença do presidente do Santa Cruz, Alírio Moraes, o departamento jurídico da entidade mostrou-se inclinado a manter as vagas das duas equipes na Sul-Americana. “Nós fizemos uma discussão jurídica na CBF, que deve manter Santa Cruz e Paysandu no próximo ano, por uma questão de direito adquirido. A CBF já está contactando e encaminhou correspondência à Conmebol”, afirmou, em palestra promovida por uma universidade, no último sábado.

Os clubes tomam como embasamento jurídico os regulamentos específicos das competições regionais, além do Estatuto do Torcedor, o que não significa que seja um pleito simples a ser decidido. “Achamos que vai ser complicado. Na lei brasileira temos a garantia da não mudança de regulamento em um prazo menor que dois anos, além da questão do direito adquirido - também garantido por lei -, e os clubes disputaram as competições com o regulamento vigente. A melhor solução, o mais sensato é respeitar essa decisão para 2017”, disse Evandro, ainda sem resposta da Conmebol. “Até o final o fim de novembro devemos ter uma posição.”

Fim de vagas

Se as vagas regionais na ‘Sula’ 2017 ainda estão indefinidas, o martelo já foi batido para as demais edições. A partir da próxima temporada, os campeões regionais não terão mais o direito de participar da competição internacional. “Essas vagas havíamos conseguido excepcionalmente junto à CBF, mas a Conmebol já determinou o fim. A Copa do Nordeste e a Copa Verde não irão mais gerar vaga na Sul-Americana, pois ficou estabelecido que elas são destinadas às competições nacionais, e não estaduais ou regionais”, justificou Evandro.