Santa Cruz

SANTA CRUZ

Santa Cruz perde do Coritiba no Couto Pereira e está matematicamente rebaixado à Série B

Tricolor jogou melhor, mas perdeu chances claras e acabou sofrendo o gol no 2ºT

postado em 16/11/2016 21:55 / atualizado em 16/11/2016 23:04

GUILHERME ARTIGAS/FOTOARENA/FOTOARENA/ESTADÃO CONTEÚDO
Matematicamente, o Santa Cruz está agora, enfim, confirmado na Segunda Divisão. A queda foi oficializada nesta quarta-feira, após derrota por 1 a 0 para o Coritiba, no Couto Pereira. O Tricolor jogou relativamente bem, mas perdeu uma enxurrada de gols e permitiu o adversário vazá-lo. Um roteiro digno de time rebaixado. A três rodadas do fim do Brasileiro, o clube coral paga o preço por ter errado no planejamento financeiro e por ter feito contratações sem critério para o nacional. Quem tinha ainda o mínimo de esperança na permanência vai assistir agora à equipe, de fato, apenas cumprindo tabela na competição. Até 4 de dezembro.

Praticamente só deu Tricolor no primeiro tempo. Motivação louvável para atletas agora há três meses sem salários e que voltaram a entrar em campo com um rebaixamento encaminhado. Bem postados, os corais compactavam as linhas defensivas e saiam em contra-ataques para pegar a defesa adversária desprevenida. Nessa toada, Léo Moura perdeu grande chance ao receber passe de Keno, aos 14. Wilson defendeu. Antes, só com três minutos, o goleiro do Coxa havia evitado outro gol, de Grafite, depois de Jadson ter recuperado a bola nas proximidades da grande área. O camisa 23 ainda colocaria uma bola na trave na etapa final.
{'id_site': 18, 'imagem_destaque': 'ns18/app/foto_12711703576/2016/11/16/1748/20161031192804493352a.jpg', 'id_content': 3339897L, 'url': 'https://www.pe.superesportes.com.br/app/fotos/futebol/santa-cruz/2016/11/16/galeria_santa_cruz,1748/relembre-as-semelhancas-as-imagens-que-marcaram-o-rebaixamento-do-san.shtml', 'titulo_destaque': 'Relembre as semelhan\xe7as: as imagens que marcaram o rebaixamento do Santa Cruz \xe0 S\xe9rie B em 2006 e que voltam a ser realidade em 2016', 'samesite': True, 'id_pk': 1748L, 'id_conteudo': 3339897L, 'id_aplicativo': 7, 'meta_type': 'foto', 'titulo': 'Relembre as semelhan\xe7as: as imagens que marcaram o rebaixamento do Santa Cruz \xe0 S\xe9rie B em 2006 e que voltam a ser realidade em 2016', 'id_treeapp': 51, 'descricao_destaque': 'O Superesportes realizou um levantamento nos seus arquivos e atestou a repeti\xe7\xe3o de erros no retorno do Tricolor \xe0 S\xe9rie A', 'schema': 'foto_12711703576'}

Quando não tinha espaço para tocar a bola no meio-campo, o Tricolor recorria aos jogadores de beirada. Vitor e Keno eram constantemente acionados. Mas foi o centroavante Grafite quem construiu o melhor lance na linha de fundo. Pelo lado direito, o veterano serviu João Paulo, que chutou por cima do gol. No início do segundo tempo, o Santa encontrou ainda mais brechas. Mas sobrava preciosismo. Os tricolores optavam por dar um passe a mais ao invés de finalizar. Acabavam perdendo a bola. Quando fez o simples, a equipe pernambucana voltou a assustar Wilson. Jadson desperdiçou a quarta chance clara ao receber assistência de Roberto.

O interino Adriano Teixeira percebeu que o domínio do Santa Cruz poderia ser transformado numa vitória. Logo acionou o atacante Arthur no lugar do lateral direito Vitor. Voltou a uma formação mais parecida a dos antecessores Doriva e Milton Mendes. A superioridade não impediu o Coritiba de incomodar Tiago Cardoso algumas vezes. Aos 29, Kleber serviu Leandro e fez o que os corais não fizeram o jogo inteiro: 1 a 0.

Ficha do jogo

Coritiba 1

Wilson; César Benítez, Walisson Maia, Juninho e Carlinhos (Dodô); Amaral, Juan (Yan) e Raphael Veiga (Iago); Leandro, Kazim e Kleber. Técnico: Paulo César Carpegiani.

Santa Cruz 0
Tiago Cardoso; Vitor (Arthur), Danny Morais, Luan Peres e Roberto; Derley (Bruno Moraes), Jadson (Pisano), João Paulo, Léo Moura; Keno e Grafite. Técnico: Adriano Teixeira (interino).

Estádio: Couto Pereira (Curitiba-PR). Árbitro: Jean Pierre Gonçalves Lima (RS). Assistentes: Nadine Schramm Câmara Bastos (Fifa-RS) e Leirson Peng Martins (RS). Cartões amarelos: Raphael Veiga, Juninho, Carlinhos e Dodô (Coritiba); Derley e Danny Morais (Santa Cruz). Gol: Leandro (29’ do 1T, Coritiba). Público: 8.564. Renda: R$ 116.280,00