Santa Cruz

SANTA CRUZ

Santa Cruz ainda aguarda orçamento para 2017 e não descarta efetivação de Adriano

Vice-presidente Constantino Júnior afirmou que clube já fez sondagens por jogadores para a disputa da próxima temporada; mas esbarra em indefinição de receita

postado em 08/12/2016 16:00 / atualizado em 08/12/2016 17:23

Ricardo Fernandes/DP
O planejamento do Santa Cruz para 2017 está na estaca zero. A indefinição do orçamento do clube para o ano que vem, que vai cair bruscamente em relação a esta temporada, tem deixado os dirigentes de mãos atadas para contratar, fazer proposta para um novo treinador e até para renovar contratos. O departamento de futebol aguarda ainda da presidência uma delimitação desta receita antes de entrar no mercado. Diante desse cenário, não descarta a efetivação do interino Adriano Teixeira para o início da próxima temporada.

O trabalho de Adriano tem agradado a direção. No comando do time nos cinco últimos jogos do Brasileirão, com a equipe já matematicamente rebaixada, acumulou duas vitórias, dois empates e só uma derrota. Apesar da possibilidade de promovê-lo de assistente para treinador, a diretoria evita fazer uma projeção antes do término do Brasileiro, no próximo domingo.

“É uma situação muito prematura para se falar. Tudo pode acontecer. Adriano tem se credenciado, mostrado capacidade nos trabalhos do dia a dia, com a entrega dos atletas. Às vezes vem treinador com muita teoria e os jogadores não assimilam. Adriano tem conhecimento técnico. Claro que carece e está trabalhando para se especializar, mas tem pleno domínio do grupo, tem feito o time jogar leve. Falar do ano que vem seria prematuro. Tem se credenciado a ser nome para próximo ano, mas não vamos colocar essa responsabilidade nele”, declarou o vice-presidente do clube, Constantino Júnior.

Independentemente se o técnico for Adriano ou outro, o dirigente quer que o profissional cumpra pré-requisitos.”Que saiba trabalhar em clube de massa, que saiba trabalhar sob pressão. É importante trabalhar com atletas mais novos, emergentes da região, das categorias de base, fazendo um complemento com a espinha dorsal que vai ficar deste ano, de experiência um pouco maior. Alguém que, fundamentalmente, conheça a nossa história. A gente já procurou alguns nomes, fomos procurados por outros, mas vamos tomar essa decisão também de uma forma muito tranquila e de respeito ao nosso orçamento.”

Qualquer tipo de investimento, entretanto, não poderá ser feito até a elucidação dos recuros para 2017, que só em cotas de televisão deve cair de R$ 24 milhões para R$ 7 milhões. “A gente fica um pouco preso porque estamos aguardando, justamente, uma sinalização de uma questão orçamentária. O departamento de futebol vai cumprir o que for passado pela presidência e financeiro. Sabendo do orçamento, vamos trabalhar nome por nome”, declarou Constantino. “Vamos começar correndo atrás e tirar essa diferença agora em dezembro.  Não vamos prometer datas porque negociações podem durar um dia, mas podem demorar uma semana”, emendou.

Por enquanto, jogadores que podem virar reforços foram apenas sondados pelo Santa Cruz. “A gente já tem alguns atletas indicados, conversados, mas (a contratação) vai depender muito do orçamento. Para determinado orçamento, aquele jogador cabe. Se for mais baixo, saímos do jogador A para o B. Se for mais alto, sai do A para um de um grau melhor de qualificação. Vamos aguardar um pouco.”