Santa Cruz

SANTA CRUZ

Último ensaio: Santa Cruz enfrenta Paysandu em amistoso válido pela Taça Asa Branca

Às 17h15 deste sábado, no Arruda, Tricolor encara jogo que pode servir como termômetro para o início da temporada 2017

postado em 20/01/2017 22:00 / atualizado em 20/01/2017 15:56

Rodrigo Baltar/Santa Cruz
Foram quase dois meses sem jogos no Arruda. Período que coincidiu que a “ressaca” do rebaixamento do Santa Cruz à Série B do Brasileiro. Às 17h15 deste sábado, o Tricolor, enfim, reencontra o seu estádio, a sua torcida e dá o pontapé inicial num 2017 de retomada em amistoso contra o Paysandu. A partida, que reúne os últimos campeões da Copa do Nordeste e da Copa Verde, vale a simbólica Taça Asa Branca. Muito mais que o troféu, o duelo diante do time paraense servirá como termômetro para o começo deste ano, assim como um último ensaio para a estreia na temporada regular.

Durante a pré-temporada, o Santa Cruz teve dois jogos-treinos. Enfrentou o amador Agap e o modesto Timbaúba, no Estádio Grito da República, em Olinda. Pouco exigido pelos dois adversários, conseguiu vitórias fáceis por 3 a 0. Frente ao Paysandu, que será concorrente do Tricolor na Segunda Divisão, a previsão é de uma partida bem mais acirrada. A atmosfera do Arruda poderá ser sentida também pela primeira vez por esta nova equipe coral, que vem sendo formada desde dezembro do ano passado.

A torcida não vai ver o time do Santa Cruz no seu melhor. Longe disso. Há atletas que não atuaram com frequência em 2016 e buscam ainda um recondicionamento físico, o que só ocorrerá daqui a mais de dois meses, segundo o próprio clube. O técnico Vinícius Eutrópio, portanto, pede “paciência” aos torcedores que forem ao Arruda. “Tem que existir um casamento entre time e torcida. Vamos errar muito, mas vamos procurar acertar sempre”, declarou.

A esperança para este sábado fica por conta do talento individual de algumas peças que vêm se destacando na pré-temporada, tais como o volante Elicarlos e o meia Léo Costa. Sobretudo a defesa da equipe, que não teve trabalho algum com os ataques de Agap e Timbaúba, é que será mesmo colocada à prova. Exceto o goleiro Júlio César e o lateral direito Vitor (que há duas temporadas não é unanimidade na equipe), as outras peças da retaguarda são meros desconhecidos dos torcedores e o desempenho do setor ainda é uma incógnita.

Outra expectativa é sobre como o time vai atuar sem um “homem-gol”. Contratado para ser o camisa 9 coral em 2017, Zé Carlos já não enfrentaria o Papão porque chegou ao Arruda acima do peso. Mas ele pegou todos de surpresa durante a noite da última quinta-feira e deixou o Arruda, alegando problemas de saúde com a avó, que mora em Maceió. O prata da casa André Luís será o centroavante coral diante do Bicolor.

Time
Apesar de ter testado também William Barbio como centroavante no treino de ontem, no Arruda, Vinícius Eutrópio deve mesmo escalar o jogador na ponta direita do ataque. Barbio, porém, ainda disputa a posição com Thiago Primão. Pelo lado esquerdo do setor ofensivo, outra dúvida, entre Thomás e Everton Santos

Adversário
O Paysandu manteve, praticamente, a base do time do ano passado.As exceções foram nas duas laterais. Agora comandado pelo técnico Marcelo Chamusca, incrementou o elenco a promoção de jogadores do sub-20 e exatamente 11 contratações. Entre elas, a do o ex-Náutico Bergson.

Santa Cruz
Júlio César; Vitor, Jaime, Bruno Silva e Eduardo; Elicarlos, David e Léo Costa; Thiago Primão (William Barbio), Thomás (Everton Santos) e André Luís. Técnico: Vinícius Eutrópio.

Paysandu
Emerson; Ayrton, Fernando Lombardi, Gilvan e Willian Simões; Ricardo Capanema, Wesley, Diogo Oliveira e Jhonnatan; Bérgson e Leandro Cearense. Técnico: Marcelo Chamusca.

Estádio: Arruda (Recife-PE). Horário: 17h15. Árbitro: Marcelo de Lima Henrique (PE). Assistentes: Albert Júnior (PE) e Gilberto Freire (PE). Ingressos: R$ 5 (arquibancada), R$ 15 (conselho, cadeira e camarote). Sócios adimplentes não pagam.