Santa Cruz

SANTA CRUZ

Santa Cruz recebe o Uniclinic-CE, "fiel da balança" do grupo A da Copa do Nordeste

Às 16h deste domingo, no Arruda, Tricolor enfrenta lanterna da chave para manter liderança e não colocar classificação em risco

postado em 11/02/2017 17:00 / atualizado em 11/02/2017 18:31

Rafael Martins/ Esp. DP
O Santa Cruz está no que é considerado o “grupo da morte” da Copa do Nordeste. Nesta primeira etapa regional, o Tricolor já travou duelos com o rival Náutico e com o vice-campeão do ano passado, o Campinense-PB. Mas, às 16h deste domingo, no Arruda, o Tricolor fecha a fase de ida contra a equipe mais modesta da chave, o Uniclinic-CE. Tecnicamente inferior aos seus três adversários, o clube cearense se tornou o “fiel da balança” do grupo A. O Timbu e a Raposa já venceram o time de Fortaleza. À Cobra Coral, resta fazer o mesmo para se manter na liderança e não colocar a classificação em risco.

Embora esteja em desvantagem na tabela, o lanterna Uniclinic ainda tem chances matemáticas de se classificar no Nordestão. Não que a missão seja fácil. Nem perto disso. Goleado por 4 a 0 pelo Náutico na estreia, na Arena de Pernambuco; perdeu de 1 a 0 do Campinense na sequência, na Arena Castelão, e agora precisa ganhar do Santa para manter o mínimo de esperança na ida às quartas de final.

O retrospecto negativo da equipe cearense não ilude os tricolores, entretanto. O jogo é tratado internamente como uma final. Pudera. Partidas contra times modestos, recentemente, serviram como lição para o Santa Cruz. O empate sem gols com o Belo Jardim no Estadual, em pleno Arruda, foi o primeiro aprendizado. Na última quarta-feira, a equipe do técnico Vinícius Eutrópio só evitou uma derrota no Pernambucano para o Central, na Arena de Pernambuco, só a partir dos 40 minutos do segundo tempo - quando perdia por 2 a 1 antes de fechar o placar em 4 a 2.

“A gente está tratando a partida como uma decisão. Sabemos das dificuldades. É uma partida que no fim (da fase de grupos) vai fazer a diferença na balança. Por isso, a gente trata como uma decisão”, destacou o atacante Everton Santos. O módico elenco do Uniclinic, com uma folha salarial bem mais reduzida que a do Santa Cruz, também não é motivo para os corais se acharem superiores, assegura Roberto.

“Ter jogadores com menores salários não tem nada a ver. Futebol é dentro de campo. (Vence) quem se doa mais, quem erra menos. Sabemos que é uma decisão. A gente está focado e vamos tratar como um clássico”, salientou o lateral esquerdo. O técnico Vinícius Eutrópio deseja que a sua equipe demonstre a mesma aplicação dos últimos minutos contra o Central e não facilite a vida do Uniclinic. “Um grupo que se torna vencedor é aquele que não dá oportunidade para ninguém, e esses jogadores têm demonstrado isso. Esse grupo está mostrando a cada dia mais vontade, se superando.”

Time
Jaime foi substituído por Anderson Salles no intervalo do jogo contra o Central por causa de incômodos na perna. Sem mais dores, o zagueiro está à disposição para enfrentar o Uniclinic. O agravante para a sua não permanência na equipe titular é que Salles teve uma atuação convincente diante da Patativa, sendo o autor do segundo gol coral, em cobrança de falta. Outra mudança promovida pelo treinador no jogo e que pode ser usada neste domingo é a entrada do atacante Halef Pitbull no lugar de André Luís. Pitbull deu assistência para o quarto gol do Santa, feito por William Barbio. Reforços que já treinam no Arruda, os atacantes Facundo Parra e Júlio César, além do goleiro Jaccson, ainda não serão usados.

Adversário
A vida do  Uniclinic também não anda fácil no Estadual. O último resultado na competição rendeu até troca de treinador. Quarto colocado no Campeonato Cearense, o Uniclinic perdeu do Guarani de Juazeiro na última quarta-feira, por 3 a 1, e o técnico Vladimir de Jesus acabou sendo demitido no dia seguinte. Ex-Horizonte, Roberto Carlos assumiu o comando do time e estreia diante do Santa Cruz.

Santa Cruz
Júlio César; Vitor, Jaime (Anderson Salles), Bruno Silva e Roberto; Elicarlos, David, Léo Costa e Thomás; Everton Santos e André Luís (Halef Pitbull). Técnico: Vinícius Eutrópio.

Uniclinic-CE

Dionatan; Anderson Sobral, Luis Fernando, Airton Júnior e Teles; Lincoln, Jerson, João Neto e Eusébio; Netinho e Pedro Gusmão. Técnico: Roberto Carlos.

Local: Arruda (Recife-PE). Horário: 16h. Árbitro: José Ricardo Vasconcellos Laranjeira (AL). Assistentes: Rondinelle dos Santos Tavares (AL) e Lennon McCartney Farias (AL). Ingressos: R$ 40 (arquibancada superior e inferior), R$ 20 (meia-entrada) e sócios em dia entram sem comparar entradas.