Santa Cruz

SANTA CRUZ

Santa Cruz devolve derrota ao Salgueiro, se tranquiliza e quebra tabu no Sertão com 1 a 0

Com gol de Halef Pitbul, Tricolor derrota líder Carcará, no Cornélio de Barros

postado em 05/03/2017 18:09 / atualizado em 05/03/2017 21:11

Vandinho Dias/SG10 Comunicacoes
O Santa Cruz devolveu ao Salgueiro a derrota sofrida na rodada passada, quando, em casa, perdeu a sua invencibilidade no ano. Na tarde deste domingo, no Cornélio de Barros, o Tricolor atuou com uma escalação remodelada e venceu o Carcará por 1 a 0 - com gol de Halef Pitbull feito ainda no primeiro tempo. O resultado recoloca o time no caminho das vitórias e quebra um “jejum” de seis anos e oito jogos sem a Cobra Coral ganhar do Carcará, no Sertão. De quebra, também deu fim à série invicta do adversário no Campeonato Pernambucano. Ainda ajudado pela derrota do Belo Jardim para o Central, por 4 a 1,  em Caruaru, a equipe recifense fica confortável no G4 do Estadual.

 

Primeiro tempo

Passado revés de 2 a 1 sofrido para o Salgueiro, no Arruda, o técnico Vinícius Eutrópio mudou mais de meio time. Foram seis mexidas promovidas na escalação tricolor, em todos os setores, sendo várias delas sob a justificativa de livrar algumas peças de desgaste. Na zaga, Anderson Salles ganhou a vaga de Jaime. Suspenso, o lateral esquerdo Roberto cedeu a posição para Tiago Costa - afastado dos gramados desde outubro de 2016 por causa de lesão no tendão de Aquiles.

Mas foi no setor ofensivo que se concentrou a maior parte das alterações. O estreante Gino, William Barbio e André Luís exerceram os papéis de Wellington Cézar, Thomás e Everton Santos, respectivamente. Por fim, Thiago Primão acabou sendo devolvido à reserva para a entrada de Léo Costa, desfalque há três jogos por causa de contusão na coxa. O treinador havia sinalizado o retorno do meia só na próxima partida, porém decidiu antecipar a volta.  

Com Eutrópio novamente na área técnica depois de suspensão automática, a equipe coral se mostrou melhor que no jogo passado. Com cinco minutos, Léo Costa já perdia a primeira chance. Com dez, Halef Pitbull chutou de fora da área e abriu o placar. Devido a uma marcação mais adiantada, o Salgueiro mal tinha espaço para trabalhar a bola, como costuma fazer.

Depois do gol até o apito final, no entanto, Santa também não conseguiu mais criar. O Carcará ainda esboçou uma pressão no fim do primeiro tempo, com exagero nas bolas aéreas e dando o primeiro chute na direção de Julio Cesar já nos acréscimos.  

 

Segundo tempo

A levada do segundo tempo foi bem semelhante à do primeiro. Ambas as equipes sofreram para construir novas jogadas. Com um Salgueiro que mantinha mais a posse de bola, o risco do Tricolor sofrer um empate, portanto, era maior. O Carcará era persistente no jogo pelo alto e não se aproveitava de algumas em bolas paradas que conseguiu perto da meta coral. Eutrópio apertou a marcação. Chegou a tirar Pitbull para colocar o volante Wellington Cézar. A estratégia deu certo. Ainda que não incomodasse Mondragon, segurou a vitória sem maiores transtornos.  

 

Ficha do jogo               

 

Salgueiro 0

Mondragon, Marcos Tamandaré, Ranieri, Luís Eduardo e Daniel Nazaré (Levi); Rodolfo Potiguar, Moreilândia (Elvis), Toty e Valdeir; Willian Lira e Jean Carlos (Álvaro). Técnico: Evandro Guimarães.

Santa Cruz 1

Julio Cesar; Vitor, Anderson Salles, Bruno Silva e Tiago Costa; Gino, David, Léo Costa, William Barbio (Thiago Primão) e André Luís (Everton Santos); Halef Pitbull (Wellington Cézar). Técnico: Vinícius Eutrópio.

Estádio: Cornélio de Barros (Salgueiro-PE). Árbitro: Péricles Bassols Pegado Cortez (PE). Assistentes: Ricardo Bezerra Chianca (PE) e Francisco Chaves Bezerra Júnior (PE). Gols: Halef Pitbull (10’ do 1T, Santa Cruz). Cartões amarelos: Moreilândia e Elvis (Salgueiro); Tiago Costa, William Barbio, Anderson Salles, Julio Cesar ,Gabriel Vallés e Thiago Primão (Santa Cruz).