Santa Cruz

SANTA CRUZ

Jurídico do Santa Cruz admite dificuldade para reaver vaga na Sul-Americana 2017

Com estreia dos times brasileiros no torneio marcada para esta quarta-feira, clube tricolor ainda alimenta sonho depois de reunião na semana passada

postado em 04/04/2017 17:00 / atualizado em 04/04/2017 17:21

Peu Ricardo/Esp. DP
Os jogos da Copa Sul-Americana para os times brasileiros iniciam a partir desta quarta-feira. Apesar da competição já estar em andamento e da proximidade da estreia das equipes nacionais, o Santa Cruz ainda nutre esperanças em entrar na disputa. Como campeão da Copa do Nordeste de 2016, o Tricolor se qualificaria automaticamente para o torneio, de acordo com o regulamento. Mas a Conmebol mudou o critério de classificação e o clube viu a vaga escapar de suas mãos, em dezembro do ano passado. Ainda sem resposta após ofício enviado à época à entidade máxima do futebol continental, o departamento jurídico coral ainda alimenta o sonho de voltar a jogar a Sula, porém admite que a resolução do caso está cada vez mais difícil. 

O advogado e vice-presidente jurídico do Tricolor, Eduardo Lopes, revelou que, na última semana, o clube acabou tendo uma encontro com representantes de entidades que podem resolver o imbróglio. Conmebol, Fifa, CBF? Lopes preferiu não revelar com quais delas o Santa Cruz conversou. Segundo ele, sigilo justificado para poder garantir um melhor prosseguimento nas negociações.

“Tivemos uma reunião na semana passada para costurar o acordo, mas não representa ainda nenhuma garantia que vamos entrar na Sul-Americana”, ponderou o advogado. Perto do começo da competição, por outro lado não prevê vida fácil para o Tricolor nesta batalha no extracampo. “Com certeza, dificulta mais. Estamos correndo contra o tempo.”

Segundo informações apuradas pela reportagem do Superesportes, nos bastidores a participação do Santa na Sula já é tratada como inviável. O clube tenta ainda viabilizar uma uma compensação financeira pelo corte de última hora na competição. Conforme foi cogitado pelo clube, há ainda a possibilidade de o Santa Cruz buscar vias judiciais, como o Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) ou mesmo a Justiça Comum para reaver a sua vaga na Sul-Americana.

Entretanto, embora tenha um prazo apertado para conseguí-la ou mesmo paralisar a competição, o vice jurídico aponta que a preferência é ainda negociar. “Como já foi dito antes, inclusive, não tem absolutamente nada definido em relação a isso. Estamos resolvendo de uma forma amigável e administrativa”, declarou. 

Campeão da Copa Verde do ano passado, o Paysandu também vive o mesmo problema do Tricolor. Para amenizar a situação de ambos, a CBF concedeu aos dois o direito de entrar nas oitavas de final da Copa do Brasil, junto dos times que jogam a Libertadores da América.