Santa Cruz

SANTA CRUZ

Cruciais em "decisões", retaguarda e goleiro do Santa Cruz são enaltecidos por treinador

Vinícius Eutrópio prega trabalho defensivo em conjunto e anseia mais um jogo sem sofrer gols para celebrar classificação à final do Pernambucano

postado em 21/04/2017 13:13 / atualizado em 21/04/2017 13:30

Rodrigo Baltar/Santa Cruz
Até aqui, a retaguarda do Santa Cruz foi crucial nos jogos decisivos da temporada. Em nenhum deles, sofreu gols. De quebra, balançou as redes adversárias quatro vezes - todas em gols de bola parada do zagueiro Anderson Salles. Para o quinto compromisso de vida ou morte no ano, o treinador Vinícius Eutrópio se mostra agradado do desempenho defensivo do Tricolor, que começa pelo experiente goleiro Julio Cesar e se estende a todos os outros atletas em campo. 

Neste sábado, o Santa tem a segunda semifinal do Pernambucano - contra o Salgueiro, no Cornélio de Barros. Depois de ter ganho o confronto de ida, no Arruda, por 1 a 0, a Cobra Coral se classificará automaticamente à decisão estadual caso não seja vazada no Sertão. Para isso, o comandante confia no retrospecto de sua defesa. Segue apostando no trabalho em conjunto para o time novamente sair incólume

“O nosso processo defensivo se inicia a partir do momento que você perde a bola, independentemente do lugar do campo. A gente trabalha muito isto: tomada de decisão, o que a gente vai fazer em cada momento, em cada posição. Se perdermos bola no fim do campo, qual a reação de cada jogador nosso, inclusive do próprio Julio? Então, esse processo é bem entendido por todos. Mérito também do Julio, um pouco do meu trabalho e muito da compreensão e dedicação dos jogadores”, pontuou Eutrópio. Julio, aliás, não foi vazado nos cinco últimos jogos que atuou. Contabilizando os 34 minutos que não sofreu gols na vitória coral por 5 a 1 sobre o Central, o camisa 1 acumula 484 minutos intransponível na meta tricolor. 

O técnico acredita que a equipe tricolor já sabe bem das suas obrigações em campo. “Acho que Santa tem uma característica desde o início do meu trabalho. Nos amistosos, eu não conversava e fazia com que os atletas estabelecessem diálogos e tomassem atitude. Os nossos jogadores trabalham muito entre eles. O que a gente tem demonstrado ao longo de cada partida é que os nossos jogadores se moldam à partida em si.”

Sabendo que o Santa Cruz passará à final se não levar gol, o técnico anseia novamente que estes seus conceitos sejam reproduzidos em campo. “Se a gente aplicar bem toda essa teoria em um jogo deste, há grande chance de sair de lá sem sofrer gols e, consequentemente, classificado”, sentenciou. 

O Santa nas “decisões” de 2017:

Santa Cruz 1 x 0 Campinense - Arruda
Jogo de classificação para as quartas de final da Copa do Nordeste

Itabaiana 0 x 1 Santa Cruz - Mendonção
Primeiro jogo das quartas de final da Copa do Nordeste

Santa Cruz 1 x 0 Itabaiana - Arruda
Segundo jogo das quartas de final da Copa do Nordeste

Santa Cruz 1 x 0 Salgueiro - Arruda
Primeiro jogo das semifinais do Pernambucano