Santa Cruz

SANTA CRUZ

No Santa Cruz, Eutrópio sugere mais tempo para realização de partidas do pré-Nordestão

Datas-bases dos jogos da fase preliminar do Regional são ainda neste mês

postado em 18/05/2017 08:30 / atualizado em 18/05/2017 08:56

Rodrigo Baltar/Santa Cruz
A conquista do terceiro lugar do Campeonato Pernambucano, em cima do Náutico, deu ao Santa Cruz a chance de disputar a pré-Copa do Nordeste - fase preliminar para a edição do ano que vem da competição. Os mata-matas, em jogos de ida e volta, devem acontecer em duas datas-base: 24 e 31 de maio. Ainda sem saber o seu adversário nos duelos, o treinador Vinícius Eutrópio espera apenas que as partidas não sejam ainda neste mês. Quer mais tempo para ter à disposição um time devidamente encorpado.  

Eutrópio afirma que o elenco tem sentido a carga intensa de jogos na temporada após partidas do Estadual, Nordestão, Copa do Brasil e agora Série B do Brasileiro. No último clássico contra o Náutico, por exemplo, se viu obrigado a escalar um time quase todo reserva - apesar da importância de o confronto, no Arruda, valer justamente a vaga na preliminar regional. 

Além de descansar os seus atletas, o comandante coral pede mais tempo para as partidas da fase pré também para poder contar com mais peças no grupo. Depois de o Santa Cruz ter contratado o meia Kelvy e o atacante Ricardo Bueno, Eutrópio aguarda outro reforços e quer usá-los nos dois jogos do pré-Nordestão.

"São jogos muito importantes para uma temporada 2018. Favorece não só o calendário, porque a Copa do Nordeste é muito boa, mas também financeiramente ao clube. Nós temos que tentar superar tudo isso. Torço, realmente, que esses jogos sejam bem lá para frente, porque assim a gente vai estar mais tranquilo, com um número maior de jogadores e aí a gente pode encarar melhor esses desafios", pontuou Eutrópio.

Entenda o pré-Nordestão

A Copa do Nordeste de 2018 deve começar em maio de 2017. Numa brusca mudança de fórmula, sem a aprovação do Trio de Ferro de Pernambuco e da FPF, o Regional agora terá uma “fase preliminar”, com oito clubes. Lembra a chamada Pré-Libertadores, que nesta temporada foi estendida a três fases. No caso do Nordestão, o objetivo é enxugar a fase de grupos, de 20 para 16 clubes, com quatro chaves de quatro, com todas classificando duas equipes às quartas – como foi até 2014, antes da entrada de maranhenses e piauienses. A direção do Santa já mostrou insatisfação com o modelo. 

A composição da fase preliminar será a seguinte: os terceiros colocados de Pernambuco (Santa Cruz) e Bahia (Fluminense de Feira de Santana) e os vices de Sergipe (Itabaiana), Alagoas (CSA), Paraíba (Treze), Rio Grande do Norte (Globo), Piauí (Parnahyba) e Maranhão (campeonato parado na Justiça). No sorteio, o pote 1 ficará com os quatro melhores no Ranking Nacional da CBF e o pote 2 com os demais.