Santa Cruz

SANTA CRUZ

Santa Cruz pode obter marca importante no ano se não tomar gols do Londrina

Tricolor pode voltar a ficar três partidas consecutivas sem sofrer gols

postado em 21/09/2017 08:20 / atualizado em 21/09/2017 08:33

Rodrigo Baltar/Santa Cruz
O duelo contra o Londrina na próxima sexta-feira será especial por vários motivos. Além de ser importantíssimo para manter o Santa Cruz fora da zona de rebaixamento, qualquer resultado diferente de uma derrota manterá o técnico Marcelo Martelotte invicto no comando da equipe coral. Apesar de serem apenas três jogos, é o seguimento de uma sequência que daria moral ao elenco tricolor e um empate já garantia essas duas metas. Para que isso aconteça, não sofrer gols seria o primeiro passo e, consequentemente, outra marca seria alcançada. O Santa Cruz ficaria sem ter suas redes balançadas por três jogos seguidos pela primeira vez na competição.

Sair de campo sem o ver o Londrina marcar gols igualaria algo que só ocorreu uma vez nos 50 jogos disputados pela equipe em 2017. Apesar de ter começado o ano com um time reconhecido pela força defensiva, o goleiro Julio Cesar só saiu com a meta intacta por três jogos consecutivos nas duas partidas contra o Itabaiana, pelas quartas de final da Copa do Nordeste (0 x 1 e 1 x 0), e na goleada sobre o Belo Jardim (4 x 0), no Estadual. Situações que ocorreram no início de abril.

Ainda em uma situação muito delicada na tabela, os atletas reconheceram que ficar sem sofrer gols é importante, não apenas para sair da zona de rebaixamento, mas até para a melhora da confiança da equipe, algo que Martelotte sempre tratou como fundamental.

“É muito importante ficar sem tomar gols. Às vezes tomávamos o gol no início do primeiro tempo, às vezes fazia um primeiro tempo bom e tomava gol logo no começo do segundo tempo. Ele (Martelotte) teve o tempo para trabalhar e implantou o que queria. Nos defendemos bem contra o ABC e contra o Goiás. Ele aproximou mais as linhas com a marcação lá na frente e conseguimos passar esses dois jogos sem tomar gol. Isso dá uma confiança a mais”, pontuou o zagueiro Anderson Salles.

Apesar de ainda ser uma evolução frágil, está mais do que claro que houve uma melhora na marcação do time como um todo e isso ocorreu pela aproximação dos jogadores. Fica cada vez mais complicado ver os adversários penetrarem com facilidade nas linhas defensivas e os atletas reconheceram que precisavam estar mais próximos. “Acho que o trabalho do Martelotte veio com uma filosofia de jogo e nós entendemos rápido. É um treinador jovem e ficou um tempo parado, mas não deixou de estudar o futebol. Ele conseguiu compactar bem o time e só sofremos um gol, que estava impedido. Espero que a gente siga nessa sequência”, comentou Thiago Primão. 

Adversário frágil em casa
O Tricolor do Arruda pode se espelhar em outros exemplos para sair sem sofrer gols no estádio do Café, na próxima sexta-feira. Um deles é o do Náutico, que foi ao estádio do Café e arrancou um empate em 0 a 0. É verdade que o Timbu foi bastante pressionado, mas conseguiu a mesma meta coral, que era não sair derrotado. Não sofrer gols contra o Londrina na sua casa é o caminho ideal para tentar sair vitorioso. Os mandantes só venceram quatro das 12 partidas no seu estádio. Nas três derrotas que obteve, a equipe do técnico Cláudio Tencati não balançou as redes adversárias.